Coluna Agora RN

As lideranças em torno de Allyson

Confira a coluna de William Robson deste sábado (5) no jornal Agora RN
5 de julho de 2025
Divulgação
WhatsApp Image 2025-07-04 at 13.13.51
1180x120px

Por William Robson – Agora RN

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, sequer anunciou que é candidato ao Governo. Mas, os movimentos apontam para este caminho. E a depender da influência que vem exercendo junto às lideranças do interior do Estado, o seu nome é praticamente certo.

Por conta de duas situações. A primeira, no Mossoró Cidade Junina, o prefeito recebeu 85 prefeitos de todo RN , quantidade de lideranças que impressiona. Noutra, as região esteve em peso, nessa sexta-feira 4, na posse da secretária de Assistência Social e Cidadania, Shirley Targino.

Esta cerimônia contou com a presença do deputado federal João Maia, esposo de Shirley, e do deputado estadual Neilton Diógenes. Além deles, os prefeitos de Apodi, Alto do Rodrigues, Umarizal, Messias Targino, Afonso Bezerra, Paraú, Sítio Novo, Tenente Laurentino Cruz e Campo Grande, além de vice-prefeitos, ex-prefeitos e vereadores também estiveram presentes. O apoio de João Maia/Shirley, certamente, impulsiona as lideranças em torno do prefeito de Mossoró e fortalece provável projeto em busca do Governo do Estado.

 


“Não é o momento de mais gastos com o Legislativo. Esse aumento implica em maior pressão por emendas, aumentando a crescente influência do Congresso”

Da deputada federal Natália Bonavides (PT), que defende que o presidente Lula vete o aumento de 513 para 531 deputados federais.


 

PARALISAÇÃO NO DETRAN

Servidores do Detran decidiram que vão paralisar as atividades por 24 horas nos dias 8 e 15 de julho, com suspensão do atendimento ao público em todas as unidades do órgão, na capital e no interior. A decisão foi tomada em assembleia da categoria, nesta quinta-feira 3, após o Governo do Estado não apresentar respostas às reivindicações da categoria.

 

ESTRADA DE GROSSOS FORA

A governadora Fátima Bezerra anunciou a segunda etapa do programa de recuperação de estradas, contemplando a RN-269 que interliga os Canguaretama a Nova Cruz; a RN-117, de Governador Dix-sept Rosado a Caraúbas e de lá até Olho d’Água do Borges; o da RN-404, Carnaubais/Porto do Mangue e o de Caicó ao distrito de Palma. No entanto, a RN-012, em Grossos, importante via para a indústria salineira, ficou de fora desta etapa.

 

DÍVIDAS COM PRECATÓRIOS

O deputado Tomba Farias (PL) destacou o crescimento da dívida do Estado com precatórios.  Segundo o parlamentar, a dívida saltou de R$ 900 milhões em 2019 para R$ 5 bilhões em 2024, aumento de mais de 600%. “Isso é uma bomba de nitrogênio”, afirmou. Por outro lado, o secretário da Fazenda Cadu Xavier, tentou explicar: “Infelizmente, é uma herança que está caindo no nosso colo. Para quitar esse saldo, será necessário realizar um alongamento do prazo”.

 


NOTA CULTURAL – BLUES EM MOSSORÓ

Após dois anos de pausa, a banda mossoroense Bluesthunders voltou com a força e o feeling do blues na alma. Porém, a banda fará apenas duas tocadas. A primeira ocorreu nesta sexta-feira 4. Mas, haverá outra oportunidade neste sábado, na Cervejaria É O Fraco, às 20h, em Mossoró.


KELPS PREFERE ALLYSON

O líder do Solidariedade, Kelps Lima, acredita que a oposição deve se unir em torno do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, ao Governo. Acredita que é possível, inclusive, uma vitória no primeiro turno. Para ele, o senador Rogério Marinho (PL) deveria seguir com os debates a nível nacional, e a pouca adesão em torno do nome de Álvaro Dias (Republicanos).


BRISA PARA FEDERAL

“Já estou pronta, preparada e querendo”. Foi assim que a vereadora Brisa Bracchi (PT, foto) respondeu sobre a possibilidade de se candidatar a deputada federal. Porém, sob a condição de que a deputada estadual Isolda Dantas (PT) opte por não se candidatar ao cargo. Ela acredita que o PT pode fazer até três federais.


CPI DAS LICITAÇÕES

O deputado Luiz Eduardo (Solidariedade) disse que a oposição já tem as assinaturas suficientes para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a fim de investigar licitações do Governo do Estado que foram alvo de suspensões pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Espera, tão somente, a resposta do Governo para avaliar se dá andamento ou não.

 

O RECADO DE LULA

O presidente Lula vai para cima da oposição em seu projeto de enfraquecê-lo. Ao afirmar que o Brasil terá “o primeiro presidente eleito quatro vezes”, Lula mostra que o governo não acabou.