A defesa de Camilo: “Fátima vai além da garantia do piso”
A visita do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), ao Rio Grande do Norte foi além da agenda
Imagem: Ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa. Foto: José Aldenir/AGORA RN
Por William Robson – AGORA RN
A visita do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), ao Rio Grande do Norte foi além da agenda. Foi intransigente na defesa de Fátima Bezerra (PT) e matou no peito vários momentos que preocupam a governadora. O primeiro tratou sobre os baixos índices da educação no RN, com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Reconheceu, mas saiu em defesa. Afirmou que os números vêm subindo nos últimos anos, o que é verdade – a nota de 2023 ficou em 3,2 um crescimento de 0,4 em relação ao Ideb de 2021.
Noutra situação, Camilo buscou distensionar a relação da governadora com os professores do Estado, em greve. O sindicato da categoria, em reunião, chegou a pedir a mediação do ministro nas negociações sobre o piso. “Na educação, não se faz mágica. É um esforço coletivo: Estado, município e União, juntos, independente de questões políticas”, explicou.
Foi quando abordou o tema do piso dos docentes. Esclareceu sua aplicabilidade e o adicional oferecido pela governadora. “É bom lembrar que o piso foi criado para garantir que ninguém receba menos. A Fátima ainda o incorpora a todos os níveis de carreira. Ela é um dos poucos governadores que vai além da garantia”, afirmou. Para terminar, Camilo se prontificou a acompanhar Fátima em Brasília em agenda com o ministro Edson Fachin (do STF), para tratar do tema.