Por William Robson
O RN é o maior produtor de energia eólica do País com mais de 10 GW de capacidade instalada. Este potencial econômico ganhou destaque esta semana. Primeiro, pelo alerta dado pelo ex-presidente da Petrobras e ex-senador Jean Paul Prates, diante da decisão do Ministério de Minas e Energia de cortar a compra de energia de usinas eólicas, o que afetaria a produção potiguar.
📩 Receba as análises por email: https://wilrobson.substack.com/
Em seguida, pelas criticas da deputada estadual Isolda Dantas acerca do tema. Na Assembleia, afirmou que o modelo de exploração de energia eólica no RN tem prejudicado a vida dos agricultores. “Em muitos casos a promessa de renda é falsa”, disse a deputada.
Isolda citou o caso de um agricultor que emprestou parte de suas terras para instalação de antenas, que começou recebendo R$ 3 mil por mês e “hoje não recebe mais de R$ 800”. Para ela, o desenvolvimento não se dá a qualquer custo. “Não queremos energia renovável desse jeito”, ressaltou a deputada, que sugeriu o filme ‘Filhas do Vento’, para compreender como a caatinga sofre ameaças. “Chamo atenção do poder público e do Ministério Público que não podem fazer de conta que nada está acontecendo”, encerrou Isolda.