Aprovação de 76% de Allyson exclui “lua-de-mel”
A sondagem buscou mapear a impressão do mossoroense sobre os poucos mais de oito meses de sua gestão
Por William Robson
O Blog do BG divulgou uma rodada de pesquisa no feriadão da Independência. Entre ações do Governo do Estado, além dos melhores nomes para ocupar a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa, o desempenho do prefeito Allyson Bezerra também foi analisado. A sondagem buscou mapear a impressão do mossoroense sobre os poucos mais de oito meses de sua gestão.
O léxico político utiliza o termo “lua-de-mel” para designar o interstício de tolerância para a acomodação e traçados de um novo governo. Trata-se de um “contrato” simbólico, que permite ao governante dar início a seus trabalhos e aos caminhos que pretende seguir nos primeiros cem dias. Este número, na prática, não significa nada, mas ficou convencionado como se algo pudesse efetivamente ser alterado em tão pouco tempo.
Assim, Allyson enfrentou o período de lua-de-mel e o Instituto TS2 apresentou as primeiras sensações do mossoroense quanto à gestão em abril. A pedido da TCM, os números apresentados destacaram a aprovação de 67,03% dos mossoroenses. E, mesmo com a pandemia, a sociedade reconheceu as ações neste sentido, conforme os números: Allyson Bezerra foi bem avaliado no quesito enfrentamento à pandemia de Covid-19: 57,77% de aprovação.
Passada a lua-de-mel, é natural que a tolerância decline um pouco, as críticas se sobressaiam, ao mesmo tempo em que a administração define seu percurso mais claramente. Ao chegar setembro, nova sondagem foi realizada e divulgada pelo Blog do BG, através do Instituto AgoraSei, relatando o desempenho dos gestores de algumas cidades do Estado. Em Mossoró, 76,7% disseram aprovar a gestão do prefeito Allyson Bezerra. Outros 13,5% afirmaram desaprovar. Os indecisos somaram 9,8%.
Sabe-se que, a rigor, não se deve comparar duas pesquisas de institutos distintos. A rigor, mas o panorama pode ser levado em consideração sem a necessidade de arrotos de erudições estatísticas. A considerar as duas pesquisas divulgadas até aqui, o mossoroense tem aprovado a gestão do atual prefeito e, se considerar os números mais atualizados, os índices são capazes de levar adversários, sobretudos os rosalbistas – maiores derrotados nas eleições de 2020 – ao desespero.
Allyson não vive mais a lua-de-mel. Os efeitos demonstrados nas pesquisas se revestem de fatores internos de sua gestão, motivados pela equipe técnica que arrolou, na forte base de apoio na Câmara Municipal e na ausência de oposição minimamente racional. Ou seja, diante do colocado, como manifestam seus índices evolutivos de aprovação, os contornos são bem próprios da estratégia de Governo, que vem obtendo o respaldo para além dos seus eleitores.