Análise: O RN na lanterna do equilíbrio fiscal
Leia o comentário e as notas da coluna WILLIAM ROBSON deste sábado (29) na edição impressa e online do jornal AGORA RN
Por William Robson – AGORA RN
Muitos afirmam por aí que o Rio Grande do Norte está quebrado. Há um relatório que vai além do achismo e confirma esta real situação do Estado, um desafio para o próximo governador. O RN segura a lanterna no relatório Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP) no quesito “solidez fiscal”, que observa o quanto a dívida consome a receita.
📩 Receba as análises por email: https://wilrobson.substack.com/
O levantamento demonstra que o RN é o último colocado na taxa de investimentos, tem fragilidades em termos de solvência fiscal, no planejamento orçamentário, na dependência fiscal, no resultado primário, no gasto com pessoal, na liquidez e na poupança corrente. Para se ter uma ideia deste panorama, o Estado vizinho da Paraíba aparece em situação melhor, na décima colocação. A Bahia em terceiro.
“Quando um governo não consegue equilibrar receitas e despesas, ele incorre em déficits fiscais, elevando sua individualização e reduzindo sua capacidade de investimentos”, diz o relatório. O próximo governador, seja quem for, terá pouca ou quase nenhuma margem para investimentos, ante os piores indicadores contábeis, um Estado sem recursos e confiança para atrair novos negócios. Ou seja, é um abacaxi gigantesco para o governante disposto a descascá-lo.
“Ao invés de chorar, caia na realidade e saiba que você [Bolsonaro] cometeu um atentado contra a soberania desse país”
Presidente Lula, sobre Bolsonaro ter se tornado réu
PROFESSORES REDOBRAM A PRESSÃO
Em greve há mais de um mês, os professores do Estado redobram a pressão contra o Governo Fátima. Fizeram passeata nas imediações do Shopping Midway Mall, seguiram para Centro Administrativo e acamparam na rampa da Governadoria. Todas as propostas oferecidas pelo Governo, até aqui, foram recusadas. Outra foi apresentada nesta sexta-feira, 28.
FIERN
O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, em encontro com o prefeito Allyson Bezerra, anunciou que Mossoró ganhará a sede regional da FIERN, a fim de abrigar cinco dos 30 sindicatos afiliados à federação.
ACIDENTES E RADARES
Levantamento da Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem) aponta que, somente neste ano, Mossoró registrou 1.042 acidentes de trânsito, sendo 948 com vítimas e 94 sem vítimas. Par reduzir este índice, a partir desta terça-feira 1, entra em operação novos radares, redutores de velocidade e equipamentos de videomonitoramento em pontos estratégicos.
NOTA CULTURAL
DETONAUTAS EM FELIPE GUERRA
A banda Detonautas foi anunciada e confirmada para o Abelhudo Rock Festival deste ano em Felipe Guerra. O evento acontecerá no dia 12 de setembro e faz parte da programação oficial de comemoração de emancipação política do município.
RODOVIAS PRECÁRIAS
A RN-002, que liga os municípios de Monte Alegre, São José de Mipibu e Georgino Avelino, e as RN-269, que liga Pedro Velho a Piquiri, e RN-160, em Macaíba, estão entre as rodovias mais precárias do Estado. O assunto foi abordado na Assembleia Legislativa. A deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) afirmou que as pessoas não aguentam mais o “faz de conta” das autoridades.
“INVENTARAM UM GOLPE”
A última do senador Rogério Marinho é de que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi vítima de um “golpe inventado para tirá-lo da eleição”. Esqueceu toda a trama que culminou no 8 de janeiro. Agora trava cruzada em favor do seu líder que prometeu estar no RN em abril.
ASSESSOR JURÍDICO DO MP
O Ministério Público do RN abriu processo seletivo para o cargo de assessor jurídico ministerial para lotação na 11ª Promotoria de Justiça de Mossoró. Requisito fundamental é ter nível superior em Direito. O período de inscrição vai até o dia 2 de abril.