Legislativo

Allyson Bezerra: sem dificuldades na Câmara

Costura deixou a situação do prefeito de Mossoró muito confortável no Legislativo, com uma oposição isolada e fragilizada; com forte base de apoio e predomînância nas comissões temáticas, o governismo se sobressai no Legislativo

Por William Robson

O prefeito Allyson Bezerra  não terá qualquer dificuldade na Câmara Municipal. Antes mesmo de tomar posse, já se sabia que o vereador e seu aliado Lawrence Amorim emergia como o principal cotado para assumir a presidência da Casa, o que terminou ocorrendo em consenso com os demais parlamentares. Lawrence é apologista da autonomia da Câmara e, ao mesmo tempo, da boa relação com o Executivo para as causas mais urgentes da cidade.

Além disso, antes de assumir o mandato, sabia-se que o prefeito teria maioria na Câmara. A surpresa veio na quantidade de parlamentares governistas. Enquanto imaginava-se algo em torno de 15 ou 16, o que se vê atualmente é um agrupamento importante de 18 nomes entre os 23 que compõem a Casa.

Por fim, o governismo mostrou sua influência na composição das comissões temáticas, praticamente comandando 70% delas, inclusive a mais importante, a de Constituição, Justiça e Redação, a cargo do vereador Raério Cabeção (PSD), forte integrante da base de apoio ao prefeito. Das nove Comissões, seis serão presididas por vereadores que se declararam de situação. A oposição comandará duas e ala dita independente uma.

A costura deixou a situação de Allyson muito confortável no Legislativo, com uma oposição isolada e fragilizada. Dos nomes que realmente declararam oposição está Francisco Carlos e Larissa Rosado. Marleide Cunha (PT) deverá integrar este grupo, embora ainda não tenha se manifestado publicamente sobre sua posição.

Enfim, com forte base de apoio e predomînância nas comissões temáticas, o governismo se sobressai no Legislativo.

Artigo originalmente publicado no site Rede News 360