Reforma administrativa

Allyson Bezerra, em exclusiva: “A Prefeitura de Mossoró é travada e burocrática”

Nesta rápida entrevista exclusiva, o prefeito detalha os pontos da reforma administrativa, que pretende modernizar a gestão e oferecer maior autonomia às secretarias

Por William Robson

O prefeito Allyson Bezerra destacou esta semana que vai realizar a reforma administrativa no Município. Este seu anúncio chega como cumprimento de uma promessa do início do ano na intenção de destravar o funcionamento da máquina, dando maior autonomia e descentralizando as ações do chefe do Executivo. “Ela nasce para modernizar a gestão”, explicou o prefeito em entrevista ao site WILLIAM ROSON.

Nesta rápida entrevista exclusiva, ele detalha os pontos da reforma administrativa, que pretende apresentar ainda este mês para apreciação na Câmara Municipal. Sua intenção é seguir modelos administrativos de grandes cidades e aplicá-los em Mossoró. Os pontos principais da reforma será a autonomia administrativa e financeira aos secretários e desburocratizar os serviços. ]

Segundo o prefeito, até para comprar uma caneta é necessário que se realize um caminho logo em busca de diversas assinaturas. A desburocratização vai agilizar a realização de serviços. Allyson afirmou que, a partir daí, mais focado em outras questões, vai liderar com visitas in loco nas secretarias, acompanhando as ações.

 

WILLIAM ROBSON – Prefeito, o que te motivou a realizar uma reforma administrativa no Município?

ALLYSON BEZERRA – Olha, primeiro esta reforma nasce no interesse de modernizar a gestão. A Prefeitura de Mossoró é travada e muito burocrática. Então, os processos acabam demorando muito para se tornar realidade. Ou seja, o processo para se tornar realidade a pavimentação, o medicamento na UBS ou as mais diversas ações da população é muito burocrático. Por isso, estaremos desburocratizando, dando mais autonomia administrativa e financeira para as secretarias, bem claro mais responsabilidades, e diminuir os cargos comissionados, deixando a estrutura mais clara de ser entendida pela população para saiba a quem procurar no dia a dia, de acordo com a necessidade daquele serviço. Será uma reforma para modernizar e desburocratizar, com base na experiência que temos nestes seis meses de gestão e com base nas legislações de cidades modernas pelo Brasil afora.

Hoje um processo de compra uma caneta Bic, por exemplo, ou seja qual for, precisa passar por diversos locais até chegar ao Palácio da Resistência”

Prefeito Allyson Bezerra

 

WILLIAM ROBSON – E, na prática, como será esta autonomia? Já há uma base de quantos comissionados podem ser extintos?

ALLYSON BEZERRA – Estamos trabalhando esta questão dos números. Mas, quanto à autonomia das secretarias, para se ter uma ideia, hoje um processo de compra uma caneta Bic, por exemplo, ou seja qual for, precisa passar por diversos locais até chegar ao Palácio da Resistência para poder ter assinaturas. Tudo isso acaba resultado em demora de muito tempo. Com as secretarias tendo autonomia administrativa,financeira e mais responsabilidades, os processos deverão ficar mais rápidos. Inclusive ficarão mais claros para os órgãos de controle. Este é o nosso objetivo. Dar mais transparência e autonomia para agilizar no dia a dia.

 

WILLIAM ROBSON – Neste caso, as atribuições do prefeito ficariam focadas em outras questões.

ALLYSON BEZERRA – Fica o secretário e a sua equipe trabalhando mais as questões burocráticas e nós, enquanto prefeito, ficamos na atribuição de liderar e de fazer uma gestão mais focada em ações e executá-las , que é o que nos propomos a fazer em nossas visitas, em nosso contato direto nas secretarias in loco. Vamos, com certeza e se Deus quiser, modernizar Mossoró.