Estádio

A saída encontrada para o Nogueirão

Por isso, a audiência com o MP serviu para apresentar a ideia de uma permuta

Por William Robson

Desde que o estádio Manoel Leonardo Nogueira foi municipalizado em 2020, a Prefeitura passou a ter um problema para resolver. A Liga Desportiva Mossoroense (LDM) se livrou de um. O Nogueirão é um estádio antigo, em ruínas. E somente uma reconstrução do zero seria a solução.

O prefeito Allyson, em encontro com comunicadores (Célio Duarte/PMM)

O prefeito Allyson Bezerra tem ciência disso. Ele se encontrou com o Ministério Público nesta terça-feira (16), a pedido dele próprio, para apresentar um projeto de viabilidade ao “Gigante do Nova Betânia”. Antes interditado e podendo cair a qualquer momento, paliativos garantiram o funcionamento de parte da estrutura, como no jogo de domingo passado entre Potiguar e Santa Cruz. Segundo o prefeito, que também é engenheiro civil, aproximadamente 70% do imóvel está comprometido, necessitando sua implosão. “Nem serviços de acessibilidade podemos fazer, dada a dificuldade e deficiência da estrutura”, comentou o prefeito em café da manhã oferecido aos jornalistas no Palácio da Resistência.

Por isso, a audiência com o MP serviu para apresentar a ideia de permuta. A área do Nova Betânia, praticamente um quarteirão inteiro na avenida João da Escóssia, uma das mais valorizadas da cidade, seria negociada com a iniciativa privada. “Nosso pensamento é de que um projeto comercial naquela área iria gerar, pelo menos, 500 empregos”, prevê o prefeito.

Em contrapartida, estes investidores garantiriam a construção de um estádio novo em área a ser definida pelo Município. “As pessoas acham que a obra poderia demorar. Basta ver como o Assaí (rede de supermercados) está construindo do zero. Vá um dia e depois vá no outro para ver como avança. Hoje, tudo funciona no premoldado”, explicou.

Os termos da permuta e o projeto do estádio serão trabalhados em detalhes. O novo Nogueirão seria construído para abrigar entre dez e 15 mil torcedores. A iniciativa da permuta será discutida com os clubes, Câmara Municipal e setores da sociedade interessadas neste quesito.