Por William Robson – Agora RN
Imersa, a ex-prefeita e ex-governadora Rosalba Ciarlini voltou ao noticiário. Desta vez, a ressurreição partiu de interlocutores do PT. O partido cogita o seu nome para fazer dobradinha com a governadora Fátima Bezerra (PT) ao Senado. O martelo não foi batido e as conversas estão em “estágio embrionário”.
Rosalba e o PT nunca foram grandes amigos. Afora a aproximação com o apoio no final da campanha à reeleição de Fátima, Rosalba e seu partido, o PP, sempre caminharam em lados opostos. Na eleição do ano passado, por exemplo, a ex-prefeita de Mossoró apoiou o bolsonarista Genivan Vale (PL), enquanto o PT abraçou outro bolsonarista, o ex-vereador Lawrence Amorim. Como se sabe, o prefeito Allyson Bezerra derrotou os dois com 113.121 votos.
No entanto, percebe-se que o PT conversa com nomes ligados ao bolsonarismo sem maiores problemas. Lawrence, ao ser o candidato dos petistas, chegou a passar por processo de “purificação” a ponto de ser o “candidato do Lula”, “a esperança sobre o medo”, segundo a vereadora Marleide Cunha. Em 2018, Rosalba chegou a ser homenageada pelos petistas. Em seu nome, erigiu-se uma boneca, a “Rosa de Hiroshima”, em alusão à bomba que aniquilou a cidade japonesa. Hoje as relações são outras. Está prestes a nascer novo momento de catarse para a militância digerir.
“Nós queremos também dizer ao mundo que nós somos soberanos. Não aceitamos intromissão de quem quer que seja nas nossas decisões”
Do presidente Lula, ao reagir ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
ZENAIDE ON
A senadora Zenaide Maia (PSD) publicou vídeo nas redes sociais em que demonstra o tom de sua campanha à reeleição. Linguagem dinâmica e estética que mimetiza as postagens do prefeito Allyson Bezerra. Inclusive, em sua estreia, Zenaide privilegia o prefeito em várias situações. Já a governadora Fátima Bezerra sequer foi mencionada. Ela promete mais vídeos no estilo. “Estarei até no TikTok”, avisou.
O “YANKEE” ROGÉRIO MARINHO
Em meio a toda celeuma gerada pelo tarifaço do presidente americano Donald Trump, que mais se assemelha a uma sanção à economia, aos trabalhadores e a indústria brasileira, o senador Rogério Marinho (PL) foi em defesa dos Estados Unidos. Para ele, Lula vem atrapalhando a importância econômica que os americanos têm no mundo. São os patriotas da pátria alheia.
PRESTIGIADO EM MARTINS
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, esteve no XVII Festival Gastronômico e Cultural de Martins, na região serrana do RN, ao lado de lideranças da região. Estavam com ele, o prefeito de Umarizal e presidente da Associação dos Municípios do Oeste Potiguar, Raimundo Pezão; prefeito Arthur Targino, de Messias Targino; José Augusto, de Portalegre; Jacinto Carvalho, de Severiano Melo; Rosânia, prefeita de Serrinha dos Pintos; prefeito Benilton, de Rafael Fernandes; o prefeito de Martins, César Móveis e o vice-prefeito Gileno Oliveira. Também acompanhou Allyson Bezerra o vereador de Natal, Robson Carvalho.
TRABALHOS NA EXPOFRUIT
A Expofruit 2025, Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada, anunciou a abertura do período de submissão de trabalhos científicos para sua próxima edição, que será realizada de 20 a 22 de agosto de 2025, em Mossoró. O prazo para submissão vai de 14 a 25 de julho de 2025.
NOTA CULTURAL – MOSSORÓ ROCK FESTIVAL
Acontece hoje o Mossoró Rock Festival com dois palcos repletos de atrações, homenageando grandes nomes do rock nacional e internacional. O festival acontecerá no Hotel Villa Oeste com shows a partir das 15h.
EÓLICAS NA SERRA DO MEL
A Fetarn (Federação dos Trabalhadores Rurais), CUT e SAU (Serviço de Assistência Urbana) entraram com ação questionando o percentual de repasses da Voltália, que explora a área com aerogeradores. Cobram indenização de mais de R$ 100 milhões, com recursos a serem geridos pelas três entidades. O tema polêmico foi parar na Assembleia. O deputado Nelter Queiroz reagiu. “A Serra do Mel não é da CUT, não é da Fetarn, é do povo que lá mora”, disse.
VETADO
A Câmara de Mossoró passou a proibir a nomeação de pessoas para cargos de confiança que respondam por crimes contra idosos, crianças, animais, racismo e LGBTFobia. A medida foi oficializada na quarta-feira (9) no Diário Oficial de Mossoró (DOM).