Serviço público

A prefeitura vai realizar concurso? Allyson respondeu

A questão dos concurso é vista como urgente pelo prefeito, que vem recorrendo a processos seletivos para a contratação temporária de servidores. Veja as categorias que serão inicialmente atendidas

Por William Robson

O prefeito Allyson Bezerra começou 2022 reunindo o secretariado para discutir perspectivas. No dia 17 deste mês, traçou estratégias diante do primeiro ano de gestão, mas sobretudo, para sintonizar os novos desafios de 2022 com o Plano de Governo apresentado na campanha eleitoral. E um dos pontos que estão elencados têm a ver com os concurso públicos.

“Está na pauta”, respondeu o prefeito, quando perguntado na edição 500 do programa Foro de Moscow, nesta quinta-feira (20). “Iremos fazer sim. E já adianto aos professores que podem se dedicar ao estudos que vamos fazer concurso para a Educação, que necessita, há um déficit aí”, acrescentou.

A questão dos concurso é vista como urgente pelo prefeito, que vem recorrendo a processos seletivos para a contratação temporária de servidores. Isso ocorreu na Educação e na Saúde. Por esta razão, há persperctivas de concurso também para esta área. “Para este setor da Saúde, digo que também podem se dedicar que iremos fazer um grande concurso. Isso aqui é público, para que a gente venha, se Deus quiser, fazer esta contratação”, explicou.

Outros setores também apresentam defasagem no quadro de servidores, demanda para a realização de certames. Entre eles, está a Procuradoria-Geral do Município e a Secretaria de Fazenda. “Novos auditores fiscais é um compromisso. Entrarão logo na primeira chamada do concurso público. Ou seja, serão quatro áreas a serem contempladas inicialmente. Assim, como os advogados também”, afirmou o prefeito.

Allyson ressaltou ainda a carência em áreas fundamentais como assistência social e para cargos técnicos. A questão que está deixando os concurseiros ansiosos é: quando isso vai ocorrer? “Já temos um levantamento. Da Saúde, Educação, Procuradoria e de auditores, há um relatório pronto. E adianto que já estamos fazendo este trabalho”, comentou.

No entanto, a questão legal vai exigir ajustes para organizar estes concursos. O prefeito explicou os próximos passos,  que vão da necessidade de pessoal já constatada, até a criação dos cargos em lei. Assim, é preciso a apreciação e aprovação na Câmara Municipal. “Isso. Existe demanda, mas há categorias que devem constar em projeto de lei para ser encaminhado à Câmara, criando estes cargos. Então, precisamos passar por este processo. Porque pode até mesmo abrir a possibilidade de um candidato com dupla formação fazer para duas áreas distintas”, disse, dando a entender que o andamento de toda esta organização deve garantir a seleção ainda este ano.