Por William Robson – Agora RN
Até agora, o prefeito Allyson Bezerra (União) não afirmou ser candidato ao Governo do Estado. Porém, em todas as pesquisas divulgadas, ele aparece em situação confortável, na liderança. Seu nome está no tabuleiro, não se pode negar. É fortemente cogitado pela oposição da governadora Fátima Bezerra, que, em alguns casos, já antecipam sua candidatura. Nada confirmado até aqui.
No entanto, quando questionado sobre o tema, se volta ao ”foco é na gestão do Município”. Na mais recente entrevista ao jornalista Vonúvio Praxedes, da TV TCM, sua resposta foi um pouco mais além, podendo gerar novas especulações em torno das eleições de 2026.
Em meio a altos índices de aprovação na cidade, superando os 86%, o prefeito de Mossoró destacou a complexidade de administrar a segunda maior cidade do Estado, mas que este índice oferece um desafio. “É o desafio de avançar. Acredito que a gente sempre pode fazer mais”, afirmou. Quando seu nome é lembrado para o Governo, ressalta que só tem uma preocupação hoje: “concluir e entregar as grandes obras que estão em andamento”.
“Hoje há contextos em que a fé cristã é considerada algo absurdo para pessoas fracas e pouco inteligentes. Em que outras certezas são preferidas a ela. A tecnologia, o dinheiro, o sucesso, o poder, o prazer”
Do Papa Leão XIV, em sua homilia na manhã desta sexta-feira 9, na Capela Sistina
FÁTIMA BATEU O MARTELO
A governadora Fátima Bezerra esteve esta semana no Seridó e, durante entrevista a uma emissora de rádio, deixou claro não haver qualquer alternativa que sobreponha o nome do secretário da Fazenda, Cadu Xavier, ao Governo. Reforçou que o vice-governador Walter Alves (MDB) “não quer se colocar no cenário”. Nem o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PSDB), que se colocou à disposição. Fátima adiantou que a “prioridade dele não é o Governo”.
MISSÃO NA CHINA
A Expofruit e associados do Comitê Executivo de Fruticultura do RN (COEX) participam, na próxima semana, de uma missão comercial à China ao lado de representantes do Governo, da Prefeitura de Mossoró, do Sebrae, da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados – Abrafrutas e empresários do agronegócio.
O BISPO E O LEÃO XIV
Tão logo o novo papa foi anunciado, o bispo de Mossoró, Dom Francisco de Sales Alencar Batista, se manifestou e reforçou o propósito do papa Leão XIV. “O papa Leão XIV inicia o seu ministério fazendo um convite e acolhendo no coração, uma desarmada e desarmadora”
O DESLIZE DE MINEIRO
Não caiu nada bem a postagem do deputado federal Fernando Mineiro (PT) que explora imagem falsamente produzida por Inteligência Artificial em que o papa Leão XIV faz um L na sacada do Vaticano. Misturou o mais importante e sagrado evento católico com política partidária para reforçar a polarização.
NOTA CULTURAL – CHUVA DE BALA
Neste ano, o elenco do espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró” vai contar 70 atores e atrizes. Segundo informou a secretária de Cultura, Janaína Holanda, 50 deles já participaram ao menos de uma edição e outros 20 pela primeira vez. Estes foram escolhidos através de uma novidade, o projeto “Novos Talentos”.
MARINHO PRESIDENCIÁVEL?
Há um grupo dentro do bolsonarismo que quer oferecer o senador Rogério Marinho (PL) como opção no cardápio de presidenciáveis. Na coluna da Bela Megale, no jornal O Globo, Marinho seria mais alinhado e aberto ao comando de Bolsonaro do que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Michele Bolsonaro também estaria na lista. Rogério tem negado, defende o nome de Bolsonaro, mesmo inelegível.
CONFLITO TIBAU X ICAPUÍ CONTINUA
Sob escolta cearense, nova placa controversa delimitando os limites de Tibau e Icapuí foi instalada. A prefeita de Tibau, Lidiane Marques, pediu intervenção do Governo do RN. Nesta segunda-feira 12, uma reunião vai apresentar documentos históricos, cartográficos e do processo judicial deste processo que corre desde 1902 e que teve como um dos defensores, o advogado, jurista, político e diplomata Rui Barbosa. O RN, à época, ganhou a causa.
WALTER E AGRIPINO EM COMUM
O vice-governador Walter Alves e o presidente do União Brasil no RN, Agripino Maia têm uma opinião em comum: aprovam o aumento no número de deputados no Congresso e na bancada potiguar.