A ideia e o nome “Pingo da Mei Dia”
O projeto surgiu a partir de uma ideia de Gustavo Rosado
Por William Robson
Começa o mês de junho e logo no primeiro final de semana, precisamente no primeiro sábado, Mossoró se prepara para a grande festa. O Mossoró Cidade Junina ganhou incrementos ao longo de mais de duas décadas e um deles se trata da abertura: o Pingo da Mei Dia.
O projeto surgiu a partir de uma ideia de Gustavo Rosado, que já presidiu a Fundação Municipal de Cultura, ligado à Prefeitura de Mossoró (hoje secretaria) e foi uma das principais peças na gestão da então prefeita Fafá Rosado (2005-2012). Foi dele a ideia e o nome.
Em conversa com o músico Chavier Costa, Gustavo explicou as razões deste nome. “Nós, nordestinos, temos a constatação de que o meio-dia é quando o sol está mais quente. E, em vez de dizermos ´meio-dia em ponto´, temos uma liberdade fonética”, explicou.
Quando pensou na ideia, Gustavo quis quebrar padrões. Como fazer uma festa quando o sol a pino? Quem iria para a rua quando o calor estaria de rachar? Bem, Gustavo queria algo inusitado e acreditou que alcançaria o êxito.
A festa avançou ao longo dos tempos. A camarotização também. E, além disso, a programação vai para além da oferecida oficialmente. O público lota todas as imediações da Avenida Rio Branco.
O Pingo se tornou um sucesso, uma festa que vai além do meio-dia. “Eu particularmente defendia que a festa fosse algo inusitado. E nada mais inusitado que levar todos para uma festa no calor do meio-dia”, explicou Gustavo.