Partidos

A crise entre Fernando Mineiro e Natália Bonavides

Desta vez, a entrevista concedida ao Foro de Moscow na semana passada continua repercutindo muito nos bastidores e instalou uma crise no PT diante de suas declarações

Por William Robson

Todos sabem que uma das características do Partido dos Trabalhadores é a pluralidade institucionalizada. Dentro da agremiações há correntes que defendem pontos de vistas que passam pela esquerda mais moderada até a posicionamentos incisivos. E, claro, considerando este fator, há muita controvérsia.

O pré-candidato a deputado federal Fernando Mineiro tem divergido de colegas de trincheira, em especial, da deputada federal Natália Bonavides.  Como, por exemplo, a escolha do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. Mineiro é a favor. Natália se posicionou contrária. Desta vez, a entrevista concedida ao Foro de Moscow na semana passada continua repercutindo muito nos bastidores e instalou uma crise no PT diante das declarações de Mineiro.

Na edição desta quinta-feira (21) da Tribuna do Norte, o tema voltou à tona em nota publicada na pagina de política. O título do tópico “Contra Natália” traz a insatisfação envolvendo os dois filiados. Mineiro disse que, após a saída da governadora do Congresso Nacional, onde ocupou cargos de deputada federal e senadora, ficou um vácuo de parlamentares potiguares que defendem a educação. O problema é que, agora, quem ocupa uma vaga na Câmara é a Natália Bonavides.

“Depois que Fátima saiu do Senado – ela foi deputada federal, foi senadora – o nosso Estado perdeu uma representante da área da educação na Câmara Federal. Não tem voz na defesa da educação na Câmara Federal. Nosso Estado perdeu. Eu quero ser esta voz”, disse ao programa. Segundo o jornal natalense, a declaração provocou “a insatisfação de setores do PT no RN”.

De fato, Natália tem se projetado com debates nacionais relevantes, embora com baixo foco para a educação. Seus temas têm ênfase em nas políticas do Governo Federal. No entanto, a deputada foi indicada em três categorias no prêmio Congresso em Foco 2022, entre elas, Defesa da Educação, além de Defesa do Clima e Sustentabilidade.