Coluna Agora RN

A conspiração da vice-prefeita

Confira a coluna de William Robson desta quarta-feira 27, no jornal Agora RN
27 de agosto de 2025
Reprodução
Capturar-188-830x468.jpg-1
1180x120px (1)

Por William Robson – Agora RN

O papel do vice é encarado, algumas vezes, como agente conspirador. Numa entrevista concedida à Rádio Difusora, o ex-presidente Fernando Collor afirmou que o seu vice Itamar Franco conspirou contra ele “desde o primeiro dia”. O ex-presidente Michel Temer foi carimbado de “golpista” diante de sua atuação nos bastidores que culminaram com a queda da ex-presidente Dilma Rousseff.

Mas, isso não acontece apenas no campo federal. No âmbito municipal também e o mais recente foi antecipado em Parnamirim. A prefeita Nilda Cruz (Solidariedade), teria percebido movimentações da vice-prefeita Kátia Pires (União) em articulação com vereadores para abrir processo de impeachment e, assim, assumir seu lugar. Ao descobrir a trama, decidiu exonerar todos os secretários e pessoas próximas a Kátia.

A vice negou. “Como é que eu preparo o impeachment com dois vereadores?”, questionou. No entanto, vereadores da oposição se manifestaram e confirmaram que houve negociações iniciais neste sentido. Nilda rompeu com Kátia, mas adiantou que isso não abala a parceria com o União Brasil. O presidente do União Brasil no RN, ex-senador José Agripino, subiu no muro. Mantém a relação com a gestão Nilda e, ao mesmo tempo, a confiança em Kátia e Carol Pires na liderança do União Brasil em Parnamirim. Ambas, vale ressaltar, bem longe da prefeita.

 


“Os últimos acontecimentos me surpreenderam, levando meu afastamento político da vice-prefeita. Mas aprendi a fazer política preservando a confiança, o respeito e, acima de tudo, a lealdade”

A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz (SD), após descobrir um complô para um processo de impeachment, através da vice Kátia Pires (União)


 

OUVIDORIA

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, recebeu o Prêmio de Boas Práticas na Administração Pública, concedido pela Rede Nacional de Ouvidorias, em uma das categorias do VII Concurso de Boas Práticas no Serviço Público. O troféu e certificado são concedidos pela Controladoria Regional da União (CGU).

 

OUVIDORIA 2

A Prefeitura de Mossoró ficou em 2º lugar com o projeto “Ouvindo os Servidores”, inscrito pela Ouvidoria Itinerante da cidade. Na ocasião, o órgão era conduzido pela atual secretária de Cultura, Janaína Holanda. Um novo nome, ligado à Uern, deve assumir a Ouvidoria-Geral nos próximos dias.


CAMILO EM MOSSORÓ

Pela primeira vez em Mossoró, enquanto ministro da Educação, Camilo Santana desembarca na sexta-feira 29. Atende ao convite do reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), professor Rodrigo Codes, para participar da Assembleia Universitária em comemoração aos 20 anos da instituição.

 

BONÉ AZUL E VERMELHO

O presidente Lula eleva o tom das críticas contra o tarifaço, o deputado Eduardo Bolsonaro e contra as big-techs. Ao lado dos ministros, adotou o boné (azul e não vermelho) “O Brasil é dos brasileiros” no mesmo diapasão do presidente americano Donaldo Trump (que, por sua vez, adotou o vermelho).

 

PETRÓLEO NO RN

A Petrobras anunciou a perfurar um terceiro poço exploratório em águas profundas na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte. Segundo a companhia, os levantamentos sísmicos já realizados apontam forte potencial de descoberta de petróleo.

 

DO LADO DO POVO BRASILEIRO

O Governo Lula muda o slogan de seu Governo. Sai o “União e Reconstrução” e entra “Do Lado do Povo Brasileiro” com foco na defesa da soberania diante das sanções dos Estados Unidos e da resistência ante estes ataques.

 

NOTA CULTURAL – DOSOL INTERIOR

A programação do DoSol Interior vai incluir roda de conversa, às 16h, no Memorial da Resistência em Mossoró. Depois, shows com as bandas Velociraptors, 30 de Outubro, Hotnail, Cumpadi Cabôco, T-Light, Ragganorte, Orquestra Greiosa e Dusouto.

 

SITUAÇÃO DE RUA

O último censo do IBGE identificou 2.202 pessoas em situação de rua no Rio Grande do Norte. O Ministério Público Federal quer discutir medidas com a população e órgãos públicos para garantir o direito à moradia digna a estas pessoas. Audiência pública sobre o tema ocorrerá em Mossoró, no dia 9 de setembro, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a partir das 8h30.