Coluna Agora RN

A “adultização” das crianças chega à Câmara

Confira a coluna de William Robson desta quarta-feira 13, no jornal Agora RN
13 de agosto de 2025
Mário Agra/Câmara dos Deputados
img20240710124043537MED-e1746614794897
1180x120px (1)

Por William Robson – Agora RN

A expressão da semana na efemeridade das redes sociais é “adultização” das crianças. Parece que, desta vez, vai entrar em discussões mais sérias do que os debates de botequim que dominam a internet. Pelo menos é o que se espera quando o tema alcança a Câmara dos Deputados, a partir da viralização do apelo do humorista Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca.

A sua postagem de quarta-feira 6 alertava para os perigos das redes sociais para as crianças, no processo em que menores de idade são explorados na criação de conteúdo na internet, como “coachs infantis” ou mesmo sugerindo recomendações absurdas como a “irrelevância da educação formal”. Além disso, Felca mencionou a manipulação de algoritmos nas redes que favorece a exposição e exploração infantil. Ou seja, o perigo em derredor e a todo momento.

O assunto é de grande importância, embora desembocasse na Câmara com o outro propósito, o de pacificar as tensões entre parlamentares, sobretudo em temas como a anistia aos golpistas e o fim do foro privilegiado. Mesmo assim, uma comissão foi instalada para tratar da “adultização” na tentativa de trazer pautas mais sérias e urgentes ao Parlamento.

 


“Parelhas, minha terra natal, ocupa a terceira posição, com R$ 4,3 milhões em exportações que podem ser comprometidas. Muitos trabalhadores, especialmente da mineração, talvez nem percebam que seus empregos estão em risco”

Do deputado estadual Francisco do PT (PT), ao manifestar preocupação com os efeitos do tarifaço no RN


 

NA VOLTA A GENTE COMPRA

Mesmo com a garantia do CEO John Rodgerson, de que a suspensão dos voos da  Azul seriam “temporárias”, em reunião com a governadora Fátima Bezerra em fevereiro, agora veio a confirmação. A companhia aérea listou as cidades onde as operações estão encerradas. São 14 cidades e Mossoró está na lista. A Azul prometeu ao Governo no estilo “na volta a gente compra”.

 


ELVIRO

A Câmara Municipal de Mossoró (CMM) manifestou pesar pela morte do economista, empresário e ex-vereador Elviro do Carmo Rebouças Neto, ocorrido nesta segunda-feira, 11. Elviro exerceu dois mandatos como vereador no município, entre os anos de 1966 e 1974.


NÃO SOLTA A MÃO

Ao ser questionado sobre a parceria com a senadora Zenaide Maia (PSD), em 2026, o prefeito Allyson Bezerra respondeu ao radialista Joãozinho GPS, da Rádio Difusora: “Eu não largo meus amigos. Pode ser que meus amigos me larguem. Zenaide tem sido uma parceria e uma amiga que eu reconheço e a população de Mossoró saberá reconhecer”.

 

ALLYSON EM BRASÍLIA

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, viajou para Brasília nesta segunda-feira 11. Disse que vai se reunir com a bancada potiguar e buscar recursos para projetos de pavimentação em Mossoró.

 

SURF

O CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa é a próxima atração do Circuito Brasileiro da Confederação Brasileira de Surf. A terceira edição desta etapa da Taça Brasil, no RN, será disputada na semana de 14 a 17 de agosto na cidade do campeão olímpico, Italo Ferreira, Baía Formosa, na divisa com o Estado da Paraíba.

 

NOTA CULTURAL – FEIRA DO LIVRO

O livro “Só sei que foi assim: a trama do preconceito contra o povo do Nordeste”, de Octávio Santiago, será lançado nesta quinta 14, durante a Feira do Livro. A programação inclui bate-papo sobre o tema com os jornalistas Rilder Medeiros e João Paulo Cirilo sobre a obra que investiga as raízes históricas e culturais que sustentam o preconceito contra nordestinos.

 

UTI PEDIÁTRIA SEM INSUMOS

A deputada Cristiane Dantas (SDD) destacou na Assembleia a visita da Comissão de Saúde ao Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, em Natal. Os leitos de UTI pediátrica e neonatal na unidade estão suspensos por falta de insumos básicos. “Infelizmente, mais uma vez, o Governo do Estado não dá prioridade à saúde, agora afetando diretamente o atendimento de crianças e adolescentes”, denunciou a parlamentar.