Os vereadores vão ficar só assistindo aos ataques?
Até agora, a Câmara Municipal não se manifestou sobre os ataques no RN que também atingiram a cidade
Por William Robson
Os deputados estaduais decidiram não ficar somente olhando o circo pegar fogo. Pelo menos, concordaram com a ideia do deputado George Soares (PL) para que emendar impositivas sejam alocadas para o pagamento de diárias operacionais do efetivo que segue nas ruas enquanto o RN está sob ataque.
A iniciativa foi destacada pelo jornalista Saulo Vale, que sugeriu que esta ação fosse também aplicada pelos vereadores de Mossoró. Até agora, a Câmara Municipal não se manifestou sobre os ataques no RN que também atingiram a cidade. Há, pelo menos, uma dezena de registros em Mossoró, o que obrigou atuação permanente e com a força máxima da Guarda Municipal, implicando em aumento dos custos de diárias e de despesas adicionais como combustíveis e locação de veículos.
Neste momento, 0s agentes locais velam todas as UPAs em maior número e escoltam os caminhões de coleta de lixo, por exemplo. Os gastos com diárias foram elevados em sete vezes no período e se a crise permanecer por mais 15 dias, será necessário remanejar recursos da segurança que serviriam para fardamentos e outras necessidades, apenas para cobrir estes custos motivados pelos ataques.
“Alocar emendas do orçamento deste ano para a guarda une o útil ao agradável: garantiria a continuidade dos muitos guardas nas ruas, com o pagamento extra a esse servidores, e a sensação de segurança à população, além da ampliação da coleta de lixo”, disse o jornalista.
Sem dúvida. E amenizaria a situação do Município diante deste evento surpreendente, pois tais emendas poderiam ser empregadas no pagamento das diárias operacionais, além do aumento da estrutura da guarda.
Embora o orçamento já tenha sido discutido, os parlamentares têm flexibilidade para alterar a destinação de suas emendas impositivas.
O problema é que até agora nenhum parlamentar na Câmara ainda se predispôs a fazer o mesmo que George Soares vez na Assembleia. Ficar assistindo a esta tragédia que envolve a todos não é uma alternativa. O combate envolve empenho conjunto.