Coluna Agora RN

A peregrinação de Cadu e Fátima em Brasília

Confira a coluna de William Robson deste sábado 07, no jornal Agora RN
8 de novembro de 2026
Divulgação
IMG_0611
Banner_Iluminacao_1180x120px

Por William Robson – Agora RN

O governador eleito Cadu Xavier e a governadora Fátima Bezerra, ambos do PT, passaram a semana inteira em Brasília em reunião nos ministérios e no Palácio do Planalto. A ideia foi sentar com Lula e os ministros dos Transportes, Saúde e Casa Civil pra alinhar o jogo e garantir que o governo federal ande de mãos dadas com o RN nos próximos anos.

A conversa rendeu: botaram na mesa obras como a duplicação da BR-304, o Hospital Metropolitano e o Hospital do Seridó. Sem falar na promessa da terceira ponte de Natal, que segundo Cadu, já tem martelo batido com o presidente e anúncio engatilhado ainda para este mês. O presidente garantiu que vai governar junto com a equipe local.

“Tivemos a renovação do compromisso da construção da nova ponte de Natal. Nos próximos dias, ainda em novembro, nós vamos ter uma novidade, que eu vou anunciar com a governadora Fátima, que vai garantir que, junto com o presidente Lula (PT), a gente construa a terceira ponte em Natal”, garantiu o governador eleito.

Voltando pro Estado, ambos foram direto para primeira reunião com a equipe de transição na Escola de Governo, em Natal. E encerrando a semana, a agenda seguiu até Mossoró pra comemorar o resultado das urnas com os militantes.

 

FRASE

“Eu acho que o grande foco nesse momento é o que vai ser feito para tirar o Rio Grande do Norte da situação que o Estado se encontra”

Do deputado estadual eleito Júlio César Câmara (PP), que sinalizou estar aberto ao diálogo com o governador eleito Cadu Xavier (PT)

 

MURAL DO LULA

A conhecida pintura com a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Mossoró, foi reapresentada ao público nesta sexta-feira (6). A confirmação foi feita pela deputada estadual Isolda Dantas (PT), segundo o site TCM Notícia. A atividade marcou o início de uma programação comemorativa organizada por lideranças e militantes do grupo político ligado ao presidente no Rio Grande do Norte.

 

CÂMARA

A Câmara Municipal de Mossoró realizará, na próxima quarta-feira (11), mais uma edição do projeto Câmara Popular. Desta vez, a iniciativa acontecerá na comunidade da Maísa, a partir das 8h, na Escola Estadual Gilberto Rola, reunindo uma ampla programação de serviços gratuitos para a população, em parceria com instituições públicas e privadas.

 

RESIDÊNCIAS EM SAÚDE

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) conquistou a aprovação de três novos programas de residência em saúde: a Residência Multiprofissional em Atenção Básica – Saúde da Família, em Pau dos Ferros; a Residência em Enfermagem Obstétrica, em Caicó; a Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, em Mossoró. Com isso, a Uern passa a contar com sete programas de residências em saúde, presentes em todos os campi da Uern.

 

NOTA CULTURAL

CINE ÁRIDO

O Cine Árido exibe gratuitamente o filme “Yellow Cake” na próxima terça-feira (10), às 18h30, no Banco do Nordeste Cultural Mossoró. O longa traz a brilhante atriz potiguar Tânia Maria no elenco e só estreia nos cinemas brasileiros no dia 26, mas chega antes para o público de Mossoró graças à parceria com a Olhar Filmes.

 

ALLYSON

O ex-prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, que disputou o Governo do RN nas eleições deste ano, apresentou-se, na terça-feira 3, ao seu departamento no Centro de Engenharias da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), no campus de Mossoró. Ao mesmo tempo entrou com pedido formal de licença não-remunerada para tratar de interesses particulares.

 

POLÍCIA MUNICIPAL

O prefeito Marcos Medeiros anunciou a transformação da Guarda Civil em Polícia Municipal, acompanhando a PEC da Segurança Pública aprovada pelo Senado. O processo de transição contará com uma comissão formada junto à categoria para alinhar as mudanças às regras federais e reforçar a atuação nas ruas. Para tirar a mudança do papel, a prefeitura criará uma comissão com representantes da própria Guarda.

 

MDB

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves (MDB), esteve reunido em Brasília com o presidente nacional do partido, Baleia Rossi, para discutir os próximos passos da legenda no estado. O encontro aconteceu em meio às movimentações internas sobre a permanência de Walter na presidência estadual do MDB.

 

ARTICULAÇÕES

O deputado estadual Kleber Rodrigues (PP) foi escolhido para coordenar as articulações de um grupo de sete parlamentares em torno da eleição da próxima Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A definição ocorreu na manhã desta terça-feira (3), durante reunião na sede do União Brasil, em Natal.