Coluna Agora RN

A tragédia que o sal potiguar já contabiliza

Confira a coluna de William Robson desta quarta-feira 6, no jornal Agora RN
6 de agosto de 2025
José Aldenir/Agora RN
Capturar-148-830x468
Festa_do_Bode_1180x120px

Por William Robson – Agora RN

A previsão do Sindicato da Indústria da Extração do Sal (SIESAL-RN) é devastadora. Nesta quarta-feira 6 passa a vigorar o tarifaço para produtos brasileiros. Nem o adiamento, nem a lista de atenuantes de alguns produtos, livrou o sal marinho da sanção do governo norte-americano. Uma tragédia que o setor já antevê e começa a contabilizar.

A tarifa de 50% impõe dificuldades ao sal do RN em competir com outros países no mercado dos Estados Unidos. Para a Siesal, não há como enfrentar, em igualdade de condições, com países como Chile, México, Egito e Namíbia, com tarifas menores.

Em termos de empregos, a previsão é de 4 mil ocupações diretas simplesmente desaparecerem, sobretudo no semiárido potiguar, com efeitos desde o frete ao comércio. Isso porque o mercado americano responde por 47% de toda a receita com exportações de sal dos últimos seis anos, com média anual de 530 mil toneladas, volume que não encontra alternativa noutros mercados.

Diante disso, o setor só vê uma saída: a revogação da tarifa nos patamares que serão aplicados. “Se mantida, a medida desmonta uma das poucas cadeias industriais sólidas do Nordeste”, afirmou o sindicato.

 


“Já comuniquei a Motta que, no primeiro momento em que eu exercer a presidência plena da Câmara, quando Motta se ausentar do país, irei pautar a anistia”

Do vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), em coletiva de imprensa nesta terça 5


 

AS ALTERNATIVAS DE PRATES

O ex-senador e ex-presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates (PT), disse que que sua saída do partido é discutida com a governadora Fátima Bezerra. Fátima, por sua vez, não quer perder o seu apoio. E as especulações apontam que Jean deve, como ele mesmo adiantou, continuar no mesmo agrupamento ideológico em partidos que já se colocam à disposição como PV, PSB ou PDT.

 

PRISÃO DOMICILIAR

“Dá para levar a sério um país onde existe prisão domiciliar?”, questionou Eduardo Bolsonaro, em março de 2018. “O condenado é carcereiro dele mesmo”. Na ocasião, ele sugeriu alterações na lei. Certamente, com seu pai “carcereiro dele mesmo”, não deve levar mais esta possibilidade adiante.

 


O APOIO DE GENILSON

O que ainda estava no campo das discussões vai se configurando como algo certo. O presidente da Câmara de Mossoró, Genilson Alves (UB) adiantou que não será candidato em 2026 e que, pelo espírito de grupo, vai apoiar a candidatura da primeira-dama, Cinthia Pinheiro à Assembleia Legislativa. A confirmação foi dada em entrevista ao radialista Joãozinho GPS, da Rádio Difusora.


 NOTA CULTURAL – FESTA DO BODE

A 25ª edição da Festa do Bode, maior caprifeira do RN, começa nesta quinta-feira 7 e contará com aproximadamente 40 atrações, entre nacionais e locais, para animar mossoroenses e visitantes nos quatro dias de evento. A festa é realizada pela Prefeitura de Mossoró e vai contar com atrações que vão se apresentar em quatro espaços montados no Parque de Exposições Armando Buá, em Mossoró.

 

ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO

As águas do Rio São Francisco começarão a abastecer o estado.  A entrega da obra foi autorizada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e simboliza avanço quanto à segurança hídrica do semiárido potiguar. A previsão é que entre os dias 18 e 22 de agosto, as águas finalmente cheguem à divisa com o RN.

 

BOAS PERSPECTIVAS

A Expofruit deste ano estima ultrapassar os R$ 90 milhões em volume de negócios gerados durante e após o evento que acontecerá em Mossoró, especialmente por meio das rodadas internacionais e encontros de negócios que trarão compradores nacionais e estrangeiros interessados em frutas tropicais como melão, manga, mamão e banana. A feira ocorre entre 20 e 22 de agosto.

 

AGRESSÃO E AJUDA

Segundo a procuradora da mulher e deputada estadual Cristiane Dantas, o caso brutal de violência sofrido por Juliana Garcia dos Santos, espancada com 61 socos pelo namorado dentro de um elevador em Natal, aumentou os pedidos por ajuda na Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa. “O fato encorajou outras mulheres a romperem o silêncio”, afirmou a parlamentar.