A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc), estará realizando o encontro do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas). A reunião descentralizada do colegiado contará com a presença dos secretários municipais do Estado do Rio Grande do Norte.
Para a titular da Semasc, Shirley Targino, o encontro regional do Coegemas em Mossoró será mais uma agenda técnica, representando união e compromisso de toda equipe da assistência social, proporcionando um trabalho forte e humanizado com aqueles que mais precisam.

“Mossoró se orgulha de fazer parte dessa história. Nosso município tem investido na qualificação da rede de proteção, na valorização dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e na ampliação dos serviços que garantem dignidade e cidadania à população. Receber este encontro aqui é um sinal de que estamos no caminho certo, buscando junto com todo o Colegiado de Gestores da Assistência Social do Rio Grande do Norte, o fortalecimento da assistência social como política pública essencial. Em tempos de tantos desafios, como o aumento das vulnerabilidades sociais e a escassez de recursos, precisamos reafirmar o papel estratégico da gestão municipal e a importância da construção coletiva das políticas públicas”, declarou.
O Coegemas tem como objetivo defender a assistência social com Políticas de Seguridade, conforme os princípios constitucionais e as diretrizes da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), assegurar a perspectiva municipalista, buscando o atendimento e a efetivação de uma rede de serviços adequados às características regionais e locais, através de um processo que garanta recursos financeiros das três esferas de governo dos municípios, coletar, produzir e divulgar informações relativas à área de assistência social.

“O Coegemas é um dos pilares mais relevantes para o fortalecimento e o avanço da política pública de assistência social no Brasil, sua atuação vai além da representação institucional, é espaço de articulação, construção coletiva, mobilização política e defesa do SUAS. É no âmbito do Coegemas que nossa atuação, enquanto gestores do SUAS, ganha força, e a voz dos municípios ecoa com mais potência junto ao Estado e à União. Além disso, o colegiado atua na formação continuada dos gestores, na qualificação da gestão, na análise crítica dos repasses financeiros e na defesa das normativas que asseguram a proteção social aos que mais precisam. São esses encontros que nos fortalece e nos une na busca das melhorias para a política de assistência social do nosso Estado, enfatizou a presidente do Coegemas, Karina Bezerra.
O encontro do Coegemas acontecerá no dia 31 de julho, das 8h às 13h30, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseccional de Mossoró, localizado na rua Duodécimo Rosado, 1125, Mossoró.