Cinema

Filme mossoroense será exibido nesta sexta no Goiamum Audiovisual

O filme parte de uma pergunta central: como a história de comunidades historicamente silenciadas resiste ao apagamento institucionalizado no Brasil?
10 de julho de 2025
Divulgação
WhatsApp Image 2025-07-10 at 15.25.20
1180x120px

O filme curta-metragem ANCESTRAIS, dos jornalistas Esdras Marchezan e Izaíra Thalita, produção audiovisual de Mossoró, foi selecionado pela curadoria e será exibido nessa sexta-feira, 11 de julho, no auditório do Decom na UFRN (Mostra Horizontes), no 11o Festival Goiamun Audiovisual, um dos eventos pioneiros de exibição das produções audiovisuais do Rio Grande do Norte e do Brasil.

O filme parte de uma pergunta central: como a história de comunidades historicamente silenciadas resiste ao apagamento institucionalizado no Brasil? Para buscar respostas, ANCESTRAIS reúne depoimentos de personalidades indígenas e negras potiguares, destacando a força da ancestralidade como elemento de permanência e reinvenção.

Ao abordar o legado de gerações que moldaram o presente com base na luta, na memória e na conexão com os antepassados, o documentário propõe uma escuta ativa e sensível às vozes que sustentam a identidade coletiva do estado.

A produção foi viabilizada em 2024 e lançada em abril desse ano de 2025, com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital público organizado pela Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Cultura.

FICHA TÉCNICA
Direção e Roteiro: Esdras Marchezan e Izaíra Thalita
Realização: Íntegra Comunicação, HiperLAB Uern
Produção Executiva: Íntegra Comunicação
Direção de Fotografia, Cinegrafia, Edição, Montagem e Finalização: Evelyn Freitas
Direção de Arte e Design Gráfico: João Lucas Azevedo
Fotografia Still: Renato Gomes
Sound Design e Tratamento de Áudio: Gilliano Midson (GilBoy)
Som Direto: João Batista
Trilhas e Arranjos: Adeirton Pinheiro
Acessibilidade (Libras): Daniel Guedes