12 novas linhas e um desafio: estimular novos passageiros
Algumas linhas são superavitárias, sobretudo, as que envolvem trechos da zona leste da cidade. No entanto, a cidade precisaria de transporte em todos os bairros
Por William Robson
Não tenha dúvidas. O serviço de transporte coletivo em Mossoró sempre foi um problema. Primeiro, por falta de um cuidado maior com este setor, depois pela credibilidade abalada pelo descaso de anos. Quando o prefeito Allyson Bezerra decidiu implantar um plano de mobilidade com a empresa Cidade do Sol, que amargava até o início do ano passado sucessivos prejuízos e demissões, havia algo em mente: fazer este serviço, verdadeiramente, funcionar.
Taí o primeiro desafio, entre tantos que viriam em seguida. A Cidade do Sol vinha apanhando por conta da pandemia, que diminuiu a circulação de pessoas e de usuários de coletivos. O acordo com a Prefeitura garantiria a retomada da empresa a partir de lógica de subsídio necessário para o funcionamento dos ônibus. Isso porque algumas linhas são superavitárias, sobretudo, as que envolvem trechos da zona leste da cidade, os bairros do Alto de São Manoel. No entanto, a cidade precisaria de transporte em todos os bairros.
O plano de ampliação idealizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM) prevê que até maio, mais de 30 bairros e localidades serão alcançados com ônibus nos bairros. Atualmente, doze linhas estão em funcionamento, número alcançado através de um escalonamento praticado de forma gradual desde fins do ano passado.
Segundo informações da própria prefeitura, as linhas Vingt Rosado/Conjunto Novo, Nova Vida, Abolições, Planalto/Liberdade, Aeroporto/Macarrão e Sumaré já estão circulando no município. Esta semana, entraram em operação os itinerários Abolições/Santa Júlia, Alameda/Bom Jesus, Boa Vista/Belo Horizonte, Nova Mossoró e Shopping/Rodoviária. O retorno da linha Universidades também foi garantido. O itinerário volta a circular mediante a retomada das aulas presenciais neste último caso.
É preciso ressaltar que a incorporação paulatina de novas linhas foi uma ideia pertinente. E, nesta quarta-feira (2), foi a vez da região da Nova Mossoró, que conta com transporte público de segunda a sábado. O itinerário possui quase 30 km de extensão, atendendo aos bairros Pereiros, Santo Antônio e Centro. Acontece que outro desafio se apresenta: estimular os mossoroenses de bairros onde o serviço está estreando, a utilizar o ônibus.
O prefeito Allyson Bezerra, em entrevista à FM 105, no programa Gilson Cardoso, reconhece. Até informou que o primeiro dia da linha Nova Vida apenas um passageiro utilizou o serviço. Nem a expectativa mais pessimista chegaria a tanto. Neste caso, somente com o tempo, com o reconhecimento das pessoas diante do novo trajeto e com a divulgação da linha, é que a quantidade de passageiros tenderá a aumentar.
Em grandes e médias cidades, o sistema de transporte coletivo vem enfrentando problemas com greves e aumento das tarifas. É o caso de Natal, São Paulo, São Vicente (SP) e Campinas (SP). “Aqui em Mossoró voltamos a ter transporte público, sem aumento de tarifa e com a Prefeitura subsidiando o coletivo com recursos próprios”, explicou.