Saúde

Mossoró ganha neuropediatria e encerra ciclo de cinco anos de espera

Prefeitura entregou profissional dessa especialidade que irá atender crianças cujas famílias buscam por diagnóstico e acompanhamento em razão de doenças como, por exemplo, autismo e epilepsia

O Ambulatório Materno Infantil não contava com um médico neuropediatra há cinco anos

Há 5 anos, o Ambulatório Materno Infantil não contava com um médico neuropediatra. Essa realidade mudou neste dia 19 de maio, quando a Prefeitura de Mossoró entregou à população um profissional dessa especialidade. Ele irá atender crianças cujas famílias buscam por diagnóstico e acompanhamento em razão de doenças como por exemplo, autismo e epilepsia.

“Um neuropediatra é de fundamental importância para os quadros da saúde especializada na área infantil. Ele ajudará as famílias no trabalho de identificação das doenças ligadas  à área da sua especialidade. Feito o diagnóstico, o município pode dar o acompanhamento multiprofissional e o apoio a estes pacientes e seus familiares”, explicou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

Há 2 anos, a trabalhadora informal Maria Lucivânia buscava conseguir uma consulta com um neuropediatra para o filho. Sempre que procurou a rede assistencial do município  nunca encontrou, mas agora, Lucivânia está sendo atendida graças a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de resolver um antigo gargalo no atendimento infantil.

A secretária de Saúde, Morgana Dantas: “Um neuropediatra é de fundamental importância para os quadros da saúde especializada na área infantil”

A felicidade é nítida entre as mães que estavam na unidade no primeiro dia de consultas. “Estou muito feliz. Eu levava o meu filho para ser consultado em Areia Branca porque aqui não tinha neuropediatra no AMI. Pagar pela consulta é algo que muita gente não tem condições e quando a Prefeitura de Mossoró resolveu o problema eu fiquei aliviada”, revela Maria Lucivânia, que trabalha como pasteleira.

Avanço na saúde é prioridade

Em abril deste ano, a Prefeitura de Mossoró garantiu ao Ambulatório Materno Infantil (AMI) a presença de um psiquiatra infantil. “Era outra especialidade profissional que estava em falta na unidade há vários anos e nós conseguimos em pouco tempo de gestão solucionar o problema”,  finaliza Morgana Dantas.

Os avanços na saúde de Mossoró são tratados como prioridades pelo prefeito Allyson Bezerra: “Avançar na saúde é uma prioridade da nossa gestão, e isso passa essencialmente pelo atendimento básico de saúde. Com esse intuito, em março, realizamos o credenciamento de médicos e garantimos médicos para todas as unidades de saúde do município e também para atender outros locais que necessitavam de especialistas”, afirma o prefeito.

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Mossoró