Entrevista

Lawrence sobre candidatura: “O apoio de Allyson é muito significativo”

Presidente da Câmara concede entrevista ao site WILLIAM ROBSON em que analisa os números da última pesquisa AgoraSei, onde aparece na sétima colocação entre os nomes à Câmara Federal

Por William Robson

Esta semana foi marcada pela divulgação da pesquisa do Instituto Agora Sei, divulgado pelo Blog do BG. Entre as avaliações para Governo e prefeito das principais cidades do RN, o levantamento também toruxe nomes mais citados à Câmara Federal. O presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim, pretende se candidatar a deputado e ainda sem definir maiores detalhes, já aparece como o sétimo colocado com 0,4% de intenções de voto na sondagem. Segundo o jornalista Carlos Santos, em seu blog “é o único novato. Os demais têm mandato, à exceção de Garibaldi Filho (MDB), ex-senador que na verdade não deverá concorrer à cadeira nesse poder”.

A pesquisa do AgoraSei é espontânea, ou seja, o entrevistado fala o nome que lhe vem à cabeça, quando questionado em quem pretende votar.

Diante disso, o vereador concedeu esta entrevista ao site WILLIAM ROBSON em que analisa os números e destaca a importância de ter o apoio do prefeito Allyson Bezerra, que não anunciou quem poderá apoiar nas eleições do ano que vem. “O apoio do prefeito Allyson a qualquer pré-candidato é muito significativo devido à sua  credibilidade junto ao seu eleitorado e ao povo de Mossoró que o elegeu”, disse, na conversa, acrescentando que é o momento de Mossoró ter um representante alinhado com a atual gestão.

 

Lawrence Amorim, em sessão na Câmara Municipal

Como o senhor avalia estes números divulgados pela pesquisa?

Com muita humildade, serenidade e pés no chão. Também como estímulo para que a gente possa continuar trabalhando . Esse pesquisa representa citações do Rio Grande do Norte, um levantamento estadual, e isso mostra que o nosso nome e o nosso trabalho tem agradado pessoas que nos veem com capacidade de buscar novos voos.

 

A partir deste desempenho entre os dez mais citados, o que o senhor pretende fazer em termos de articulações para aumentar este índice?

Nos temos, atualmente, atuação política mais forte  na cidade de Mossoró, obviamente, visto o mandato de vereador e de estar presidindo o Legislativo do município. Mas, temos amizade e diálogo com pessoas de diversas cidades do Estado, até porque já fui candidato em 2018 e fui votado em quase todos os municípios . Assim, temos muitos amigos que mantemos diálogo. Estamos aguardando a definição da regra eleitoral para tomarmos posicionamento mais fechado em relação à pré-candidatura e, ao mesmo tempo, iniciar série de contatos e visitas aos demais municípios do Estado.

 

O senhor pensa em dobradinha com o Dr. Bernardo que também está se saiu muito bem nesta pesquisa?

Apesar de seguirmos em partidos diferentes, temos eleitores em comum em várias cidades do Estado. São pessoas que apoiam o nome dele e apoiam o nosso nome, e vice-versa. É natural, como qualquer outro candidato a deputado estadual. É natural que surjam votos casados com diversos outros candidatos. Dentro do próprio partido, o Solidariedade, onde estamos, é a mesma coisa. É uma decisão do eleitor e não temos nenhuma objeção.

 

Sobre os apoios, o senhor já tem se articulado com prefeitos e lideranças da região em torno de seu nome?

Nós temos mantido contatos com vários ex-prefeitos, prefeitos, vereadores, ex-vereadores, presidentes de Câmara, lideranças políticas, pessoas que nos apoiaram no passado e quem têm interesse de nos apoiar em uma eventual candidatura. No momento oportuno, vamos  alinhar o posicionamento e buscando mais apoios e articulações para que a gente possa ter uma pré-candidatura fortalecida em 2022.

 

A boa relação com o prefeito Allyson Bezerra, bem avaliado nesta pesquisa, pode repercutir bem para o seu projeto? Tem conversado com ele quanto a isso?

Com certeza. O prefeito Allyson tem feito um grande mandato na cidade de Mossoró e reconhecido pela população. Não é à toa que tem uma aprovação acima dos 75%, grande índice para início de gestão. Houve uma mudança de postura na política de Mossoró e ele tem feito uma gestão técnica e também muito próxima do povo. Ele é um prefeito que sempre tem ido às ruas e está bem avaliado. Isso, certamente, influencia. O apoio do prefeito Allyson a qualquer pré-candidato é muito significativo devido à sua  credibilidade junto ao seu eleitorado e ao povo de Mossoró que o elegeu, fazendo história e derrotando um grupo tradicional da cidade. Trabalhando ao lado dele e buscando ajudar da melhor forma possível  no desenvolvimento de Mossoró é a nossa meta.

O apoio do prefeito Allyson a qualquer pré-candidato é muito significativo devido à sua  credibilidade

Lawrence Amorim, presidente da Câmara

Acredito que o prefeito precisa ter representante a nível federal que esteja alinhado com o seu projeto político e sua gestão, tendo em vista que o atual deputado federal da cidade já demonstrou este ano que não trata Mossoró como deve ser tratada, ao não destinar recursos e fazendo política como se a cidade fosse apenas da sua família. Então, é necessário que a população avalie isso. Tenho certeza da importância do prefeito ter este apoio a  nível federal, direto de Brasília. Nós sabemos que 65% da arrecadação do nosso país se concentra na capital federal e vemos a dificuldade que o Município tem em realizar obras estruturantes para atacar problemas crônicos na saúde, educação, na assistência social… Com recursos próprios, o Município faz contas para honrar com o pagamento de servidores todos os meses, com dificuldade. Por isso, a relevância destes recursos vindos de Brasília para dar suporte à gestão do prefeito Allyson Bezerra.