Justiça eleitoral

TSE recebeu 33 denúncias de propaganda irregular dos candidatos em Mossoró

Segundo o levantamento, Natal, é o município potiguar com maior número de denúncias, 188, seguido de Parnamirim, com 63. Em Mossoró, postagem do candidato Allyson Bezerra incomodou a candidata Rosalba Ciarlini

O Tribunal Superior Eleitoral recebeu 1.197 denúncias de irregularidades na propaganda de partidos e candidatos em todo o Rio Grande do Norte. Até esta terça-feira (03) havia ocorrências em 118 cidades do estado. Os dados foram divulgados pela Agência Saibsa Mais.

Segundo o levantamento, Natal, é o município potiguar com maior número de denúncias, 188, seguido de Parnamirim, com 63. Outras localidades que se destacam são Santo Antônio (42) Ielmo Marinho (37), Santa Cruz (36). Mossoró, por sua vez, aparece com 33 denúncias.

Nesta terça-feira, por exemplo segundo informou o Blog do Barreto, o deputado estadual Allyson Bezerra (SD) tentou transformar o empate técnico com a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) em liderança numérica em um post nas redes sociais.

“O gesto de indução de voto útil incomodou Rosalba Ciarlini que ordenou ao seu jurídico que entrasse com uma representação”, diz o jornalista.

O caso foi parar na Justiça.; A juíza Giulliana Silveira de Souza, da 33ª Zona Eleitoral de Mossoró determinou que a notícia falsa fosse retirada do ar. O magistrado estipulou multa de R$ 5 mil por dia caso Allyson descumpra a decisão.

Em todo o país foram 47.134 registros de irregularidades até esta terça-feira (03). Desses, 47.080 são relativos a propaganda eleitoral, enquanto 23 de propaganda irregular em redes sociais, uma em site da internet, 8 crimes eleitorais.

É possível realizar denúncias por meio do Ministério Público Eleitoral ou a zona eleitoral correspondente, além do aplicativo da Justiça Eleitoral, o Pardal.