Declarações

Seria Álvaro Dias um “infiltrado” lulista no bolsonarismo?

Sua manifestação ardorosa em Natla foi de encontro ao bolsonarismo, agrupamento do qual integrava (ou integra)

Por William Robson

Até o ano passado, uma postura do prefeito de Natal, Álvaro Dias, seria improvável. Muito menos movida sob tais palavras, referindo-se ao presidente Lula: ”Criou e ampliou o programa das bolsas para promover a maior distribuição de renda da história do Brasil, que foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que por isso merece o nosso respeito e a gratidão do povo nordestino”. Sim, foram declarações de Álvaro durante o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) em Natal, na segunda-feira (16).

Álvaro não se comportou como um mero agente político, autoridade máxima da capital potiguar, recepcionando o Governo Federal como ato protocolar e de gentileza. Sua manifestação ardorosa foi de encontro ao bolsonarismo, agrupamento do qual integrava (0u ainda integra?) e militou fortemente até em questões negacionistas como no confronto com a governadora Fátima Bezerra diante dos decretos na pandemia.

Álvaro Dias nunca esteve do lado de Fátima, muito menos de Lula. Sua postura bolsonarista era clara e ele não escondia isso de ninguém. Agora, decidiu tornar-se um “lulista” para garantir sobrevida da sua gestão, mas que claramente, não deverá prosperar nas eleições do ano que vem.

Os bolsonaristas, por sua vez, jogaram seu antes fiel seguidor  ao mar. E o que é pior, associaram a uma espécie de infiltrado “lulista” no grupo de extrema-direita. O levante particu do senador Rogério Marinho. “Enquanto isso no RN, máscaras vão caindo”, disse no Twitter, dando a entender que Dias não se revestia da pureza da lógica extremista.

Rogério tentou explica: “O posicionamento recente é relativizado em função do resultado. Os fins justificam os meios utilizados para se chegar ao objetivo. A coerência se torna um mero detalhe. Padrão PT”.

De certa forma, Marinho tem razão quando aponta conveniência de Dias no episódio (não se tem dúvidas quanto a isso). O que ele não pode sugerir é que o prefeito de Natal utilizava máscara bolsonarista como se não fosse realmente um deles.