Escassez de imunizantes

Por que o Governo não repassou mais vacinas para Mossoró esta semana?

O Estado recebeu 112 mil imunizantes AstraZeneca, mas, a distribuição aos municípios ainda não começou. Como está a situação de Mossoró para seguir com a campanha de vacinação?

Por William Robson

O ritmo da vacinação começou a semana de maneira instável. Em mensagem enviado aos secretários de Saúde, o Governo pediu  “um pouquinho de paciência. Em breve sairemos destas pressões que vocês tanto tem vivenciado”. O problema está exatamente no fluxo das vacinas. Os municípios, em especial Mossoró, estão com dificuldade de seguir com a vacinação pela escassez de imunizantes.

Escassez em Mossoró, mas não no RN. Como antecipou o jornalista Saulo Vale em seu blog, o Estado recebeu 112 mil imunizantes AstraZeneca. “Entretanto, a distribuição aos municípios ainda não começou”, ressaltou. A informação foi confirmada pelo site WILLIAM ROBSON com a secretária de Saúde, Morgana Dantas. Há pressão para que estas doses sejam rapidamente liberadas.

A previsão dada pelo Governo é de que as doses estejam em Mossoró até esta quarta-feira (23). A informação é da chegada da segunda dose da AstraZeneca/Oxford e primeira dose em quantidade pequena.

A campanha Mossoró Vacina amanheceu esta terça-feira (22) com apenas 800 doses disponíveis para a primeira dose. “Temos poucas vacinas para primeira dose e uma grande procura. Nós entramos em contato com a Sesap [Secretaria de Estado da Saúde Pública], para enviar imediatamente ao município as doses que chegaram ao estado no domingo passado (20). A cota de Mossoró ainda não chegou”, explica o coordenador do setor de Imunização, Etevaldo Lima.

A declaração colocada por Etevaldo levanta a reflexão sobre a demora deste repasse e sobre o calendário de imunização elaborada pelo Governo do Estado de vacinar a todos os maiores de 18 anos até setembro. Como sabemos, o Governo não produz vacinas e depende das remessas do Ministério da Saúde, que, por sua vez, enfrenta percalços nos contratos com os laboratórios estrangeiros.

Morgana Dantas, secretária de Saúde de Mossoró

A secretária Morgana Dantas explicou que o andamento da procura por vacinas hoje apontará para provável suspensão da vacinação. A expectativa é que haja sequenciamento da campanha mesmo com as poucas doses previstas para amanhã. Há também a previsão de até sexta-feira novas vacinas cheguem ao Ministério da Saúde, sendo elas da Pfizer, Jansen, Coronavac e Oxford para a primeira dose.

“Sabemos que boa parte desse lote (de quarta-feira) é para segunda dose, mas alguma quantidade será para primeira dose, o que pode garantir à continuidade da campanha de vacinação. A nota técnica da Sesap trará orientações sobre isso”, explicou Etevaldo ao blog de Saulo Vale, na semana que mais de um terço dos mossoroenses foram vacinados e quando o município recebeu 144.824 doses.