Artigo

Os “robôs” de Rosalba: a vingança dos derrotados

Esse exército robótico que atua em blogs e redes sociais faz um trabalho coordenado com o objetivo de desestabilizar a gestão que, apesar de estar ainda no início, em muito se difere do marasmo e mesmice da antecessora

Por Emerson Linhares, bacharel em Direito e radialista

Os CEOs da Hasbro, empresa norte-americana de brinquedos e jogos e terceira maior do ramo, jamais imaginaram – acredito eu – que décadas depois uma de suas linhas ganharia as telas do cinema e se tornaria umas das franquias de maior sucesso no planeta: Transformers.

Os robôs alienígenas que se transformam em veículos, basicamente, cativou o imaginário de crianças a partir dos anos 80, com os brinquedos e desenhos, e até há quatro anos os saudosistas quando foi lançado “Bumblebee”, que fechou a saga das disputas acirradas entre Autobots e Decepticons. Pena que a série de desenhos não passou na TV Globinho (ou “TV Lixinho” para os inconformados com a “Vênus Platinada”)

Aliás, “Decepticons” seria um bom nome para batizar o que chamo de “robôs” de Rosalba: pessoas que estavam aboletadas na prefeitura Municipal de Mossoró (direta ou indiretamente) até dezembro do ano passado. Os “decepticons” tupiniquins estão decepcionados até o momento com o insucesso nas urnas de novembro de 2020. Fato inegável e algo muito natural, claro. O que causa espanto é que desde o primeiro dia de atividades do prefeito Allyson Bezerra a artilharia rosalbista não dá tréguas, calcada numa oposição irresponsável e que lança mão de Fake News para atrapalhar o trabalho ora desenvolvido na prefeitura.

Esse exército robótico que atua em blogs e redes sociais faz um trabalho coordenado com o objetivo de desestabilizar a gestão que, apesar de estar ainda no início, em muito se difere do marasmo e mesmice da antecessora.

É a vingança dos derrotados, que se apresentam com o intuito de simplesmente “bagunçar” o mais possível o desenvolvimento das atividades por parte do prefeito Alysson e sua equipe, espalhando o caos em forma de notícias tendenciosas e com ausência da verdade. O compromisso dos rosalbistas neste momento com os cidadãos mossoroenses é zero, pois tentam mais confundir do que orientar. E fica a pergunta: como receber orientações da turma que foi reprovada nas urnas?

No mais, os “robôs” de Rosalba estão apenas seguindo o roteiro repassado pela líder maior, que tentará voltar ao tabuleiro político em 2022 como candidata a deputado federal.

Para finalizar, algo que me intriga: o trator da PMM surrupiado do pátio da Secretaria de Agricultura, no início do ano, foi pilotado por um humano ou era um transformer de verdade? Como até agora não apareceu um culpado (ou culpados), imagino que o trator era um Decepticon infiltrado na prefeitura. Coisa de cinema!