Cultura

Oficinas na forma remota do Projeto História das Histórias começam em abril

O projeto busca recuperar adolescentes em liberdade assistida por meio da literatura de cordel, música, arte e do afeto

As oficinas do projeto “História das Histórias: nas trilhas do cordel”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude, estão previstas para terem início em abril. A medida é por conta da pandemia do novo coronavírus.

O projeto busca recuperar adolescentes em liberdade assistida por meio da literatura de cordel, música, arte e do afeto. De acordo com a autora do projeto e oficineira de nível superior, Joriana Pontes, a equipe já iniciou o planejamento das metodologias que serão desenvolvidas e no segundo momento partirá para o plano de gravações.

“Nós iniciamos o planejamento das metodologias que vão ser desenvolvidas esse ano no projeto. Acabando esse ciclo de reuniões a gente vai partir para o plano das gravações. Cada gravação vai ser feita para construir um diálogo com o adolescente que está no projeto”.

Reunião virtual. Foto: Cedida

“Agora no momento a gente vai fazer um levantamento e inserir novos adolescentes e dar continuidade aos jovens que já estão no projeto para as oficinas violão, sanfona, de pandeiro agregando a literatura de cordel”, completou.

Joriana Pontes destaca ainda que as oficinas de xilogravura vão ser de uma forma dinâmica. Segundo ela, a iniciativa é para que os adolescentes possam entender o processo e reproduzi-lo.

O História das Histórias constitui-se de uma política pública destinada à inclusão do adolescente em conflito com a lei que se correlaciona e demanda iniciativas dos diferentes campos das políticas públicas e sociais.

A estratégia do projeto é levar aos adolescentes aos mais diversos espaços, como forma de integração social, para o desenvolvimento de atividades coletivas e comunitárias, atividades de convivência e atividades administrativas, com acessibilidade em todos seus ambientes.