Finanças

O sinal de alerta que se acendeu nas contas do Governo Fátima

Há uma preocupação no horizonte. A conta não está fechando e os credores não param de bater à porta da Governadoria

Por William Robson

Seria uma convocação. Porém, a deputada estadual Isolda Dantas interceptou a tempo e impediu que o secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, comparecesse à Assembleia Legislativa sob esta condição. Agora na qualidade de convidado, ele prestará esclarecimentos para a Comissão de Fiscalização e Finanças (CFF)  da Casa sobre a real situação fiscal do Estado na semana que vem.

Tudo isso porque há uma preocupação no horizonte. A conta não está fechando e os credores não param de bater à porta da Governadoria. Os prefeitos realizaram ato por sua parte no ICMS, o Sinte já mandou avisar que vai exigir pagamento das férias do meio do ano em folha suplementar, os médicos do Sama querem a quitação de R$ 8 milhões com a entidade… E o lençol é curto. Não há tampas suficientes para tantas garrafas.

O sinal de alerta no Governo está aceso. E fala-se em evitar possível colapso nas contas. O secretário Carlos Eduardo Xavier chegou a explicar a situação inquientante, quando foi às redes sociais divulgar o resultado fiscal referente ao terceiro bimestre de 2023, em que o gasto com pessoal e encargos cresceu 19,82% e a receita corrente arrecadada apenas 2.49%.

No entanto, ele quer ver a situação com otimismo. “Parte do meu alerta terminou com aquela majoração de 18% para 20% da alíquota do ICMS, que começou a valer a partir deste mês de abril. No segundo semestre, a grande aposta da gestão é que o ICMS vai se recuperar muito positivamente no segundo semestre, e isso dará condições de conter o crescimento da folha e terminar o ano com as contas e salários pagos, 13º pago, e honrando os compromissos com fornecedores”, afirmou ao Jornal da Cidade, da 94 FM, nesta quarta-feira (2).

Por outro lado, os servidores não podem vislumbrar além do que já tem ou conquistou. Nada de aumento  em vista. “Do ponto de vista fiscal, financeiro, não há condições para que sejam concedidos novos aumentos para os servidores públicos estaduais no ano de 2023”, relatou o secretário.

O Governo conta as moedas para evitar cenários tenebrosos, o qual os servidores conheceram recentemente quando quatro folhas de salários se acumularam na gestão de Robinson Faria. A governadora Fátima Bezerra conseguiu atualizar o pagamento, é verdade, porém este fantasma anda ao derredor e toda atenção é necessária neste momento.