Educação

O menino do Sítio Chafariz e os níveis da educação de Mossoró

Os indicadores de avaliações feitas pelo Ministério da Educação mostram que as ações da gestão do prefeito Allyson Bezerra têm obtido resultados positivos já a curto prazo. A médio e longo prazo, há uma expectativa que os avanços se consolidem

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), publicou em suas redes sociais vídeo em que destaca e comemora os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes ao ano de 2023. Em um cenário ainda com reflexos do período pandêmico, que afetou de forma substancial a educação em todo o país, o crescimento da nota da Rede Municipal de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de 5.3 em 2021 para 5.6 este ano, é um fato que merece ser analisado. Como o menino do Sítio Chafariz conseguiu esse feito?

Allyson, que sempre enxergou a educação como a grande oportunidade de superar os obstáculos enfrentados por quem nasceu na zona rural, sabe que o seu exemplo inspira muitas pessoas. Como prefeito, lançou o maior programa de investimentos em educação da história, o “Mossoró Cidade Educação”. A partir de então, o que se viu no município foi uma série de obras em escolas e creches, entrega de mobiliário e eletrodomésticos novos, fardamento completo, incluindo tênis (algo inédito na história da cidade), climatização das unidades, entre outras ações.

O lançamento do Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA), antes mesmo do Ministério da Educação apresentar iniciativa semelhante, também se soma aos diferenciais do “Mossoró Cidade Educação”, contribuindo de forma decisiva para que a Rede Municipal de Ensino conseguisse êxito no Ideb. O prefeito Allyson também criou o “Prêmio Ideb Mossoró Cidade Educação”, beneficiando alunos e professores.

Os indicadores de avaliações feitas pelo Ministério da Educação mostram que as ações da gestão do prefeito Allyson Bezerra têm obtido resultados positivos já a curto prazo. A médio e longo prazo, há uma expectativa que os avanços se consolidem, inclusive com novas propostas, como a instalação de sistema de videomonitoramento nas escolas e creches, e a entrega de moletom para os alunos acompanharem as aulas nas salas climatizadas, algo nunca pensado em Mossoró.

Com os investimentos promovidos na educação, a história do menino lá do Sítio Chafariz poderá se repetir, e mais jovens do interior, da zona rural, já podem sonhar e realizar esses sonhos.