Eleições 2022

O fator Allyson: o que Lawrence tem que Kelps não tem

Sem dúvida, um precisa do outro nestas eleições, mas há uma vantagem que Lawrence traz consigo para a campanha

Por William Robson

A coluna do Tio Colorau dá a deixa: o deputado estadual Kelps Lima teme que o presidente da Câmara de Mossoró, Lawrence Amorim, consiga arrebatar mais votos que ele. Ambos do Solidariedade tentam uma vaga na Câmara dos Deputados. Sem dúvida, um precisa do outro nestas eleições, mas há uma vantagem que Lawrence traz consigo para a campanha, que é o apoio do prefeito Allyson Bezerra.

Desde que o prefeito ungiu Lawrence em outubro do ano passado, as atenções se voltaram a seu nome. Ele, que já trazia o respaldo de boas votações em pleitos anteriores, virou até mesmo alvo da oposição. Kelps, por sua vez, tem um bom capital eleitoral, capaz de colocá-lo na Câmara Federal, como intui, porém, o fator Allyson é um peso importante a favor do vereador mossoroense. Kelps não tem este trunfo que faz toda a diferença.

O deputado estadual consegue protagonismo em algumas situações como, por exemplo, quando chama a governadora Fátima Bezerra para o confronto. Foi assim na CPI da Covid, tema que, vira e mexe, gosta de mastigar. Noutras, quando se aproxima do bolsonarismo, afastando de uma postura mais moderada. Isso também não contribui para o seu projeto, visto que os bolsonaristas não veem nele um nome que, efetivamente, os represente. Para isso, eles têm o deputado General Girão.

Lawrence, por outro lado, demonstra a moderação que a circunstância exige, sem criar polêmicas, nem maiores polarizações radicais. Coloca-se à disposição para ocupar uma vaga na Câmara Federal a serviço de Mossoró e da região, afirmando que não há representante atualmente. Seu discurso é uma alusão forte ao deputado federal Beto Rosado, que suspendeu repasse de emendas para Mossoró desde que Allyson assumiu a prefeitura em 2021. Beto integra o agrupamento rosalbista que perdeu as eleições em 2020.

O fator Allyson favorece Lawrence em outro aspecto: a popularidade do prefeito. A pesquisa da TS2/TCM o coloca com 84% de aprovação. Não se contabiliza o regular, como se fazia no passado. É um índice consolidado que tende a beneficiar o presidente da Câmara, embora ainda não se tenha a dimensão do quanto isso será projetado.

Lawrence e Allyson têm iniciado uma semana de visitas a bairros da cidade, reunindo amigos e apresentando os pré-candidatos. Ao lado de Lawrence,  o pré-candidato a deputado estadual Jadson Rolim. Ambos caminham com a aquiescência do prefeito com altos índices de aprovação. Têm um forte cabo eleitoral. E Kelps sabe disso.