Educação

Alunos da Rede Municipal de Ensino prestigiam espetáculo “O Torto Andar do Outro”

Da Escola Municipal Maurício Fernandes da Silva, os alunos Júnior Oliveira e Lucas Fabrício nunca tinham visitado o Teatro Dix-huit Rosado

Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Mossoró prestigiaram, na tarde desta terça-feira (15), no Teatro Dix-huit Rosado, o espetáculo “O Torto Andar do Outro”, encenado pela Cia. Pão Doce dentro da programação da 17ª Mostra Sesc de Arte e Cultura. A apresentação é baseada no cordel “Um conto bem contado”, do poeta e cordelista Antônio Francisco.

Da Escola Municipal Maurício Fernandes da Silva, os alunos Júnior Oliveira e Lucas Fabrício nunca tinham visitado o Teatro Dix-huit Rosado. Eles ficaram encantados com o espaço. “Minha primeira vez aqui. Gostei de tudo. Estou ansioso para assistir ao espetáculo”, disse Júnior. “Nunca tinha vindo. Gostei muito do Teatro”, acrescentou Lucas.

Para Davi Guimarães, que já conhecia o Teatro, a experiência foi gratificante. “Estou gostando. Aqui tem muita gente, os alunos, todo mundo veio conversando. Eu já ensaiei aqui”, contou. Jucélia Jeane, também aluna da Maurício Fernandes, elogiou a iniciativa da escola em levar as crianças ao teatro. “Estou amando. É muito legal o espetáculo”.

Professor da Escola Maurício Fernandes, Erialdo de Souza ressalta o impacto positivo de uma atividade como a realizada na tarde desta terça-feira para o aprendizado dos alunos. “Muitos alunos ainda não tinham tido a oportunidade de vir aqui. É importante também por estar promovendo essa aula de campo, com diferentes ferramentas de aprendizado. Há também a interação entre eles, e a relevância da própria temática da peça, que é a gente observar o outro como ser humano, como parte da nossa convivência, digno de respeito, de atenção”.

“É de fundamental importância esses alunos participarem da cultura, dessas ações, conhecerem a maravilha que existe aqui, prestigiarem um grande espetáculo. É uma aula diferente, em que eles podem conhecer também os artistas da terra, essas histórias contadas. Eles ficam muito felizes. É grandioso, e que muitas outras ações dessas possam realmente acontecer”, complementou a professora Martha Maia, também da Escola Maurício Fernandes.

Estudantes da Escola Municipal Francisco de Assis Batista, Júlia Valentina e Renata Vitória acompanharam com atenção o espetáculo que estreou em 2018 e conta a história de uma cidade existente em uma cuia pendurada em um galho de jatobá, cidade onde todos andam para o lado, quando surge uma criança que anda para frente e, por isso, é perseguida pelo rei e sua corte.