Proposta

Por que querem mudar de novo o nome da UERN?

O projeto Nº 0183/2020 foi publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial Eletrônico da Assembleia Legislativa e busca justificar a necessidade de alterar o o nome da Universidade do Estado do RN

Por William Robson 

Este ano é marcado pelo centenário de Raimundo Soares de Souza, um caraubense que atuou no Direito e na política e teve contribuições importantes em Mossoró. Um artigo escrito pelo economista Elviro Rebouças detalha a sua carreira e ressalta que ele “foi o prefeito que não quis ser governador”. A sua passagem pelo Direito seguiu pela advogacia de empresas, em meados do século passado, como Cia. Comércio e Navegação, F.Souto, Indústria e Comércio, Mossoró Comercial, Cia. F. Matarazzo, e pelo Ministério  Público, atuando em Jardim do Seridó, Areia Branca e Ceará Mirim. Agora, o seu nome pode ser inscrito no projeto de lei que busca mudar o nome da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Raimundo Soares de Souza, em foto de família

O projeto Nº 0183/2020 foi publicado na edição desta sexta-feira (10) do Diário Oficial Eletrônico da Assembleia Legislativa. E para embasar a justificativa de mudar o nome da instituição para Universidade Estadual Doutor Raimundo Soares, o deputado estadual Nélter Queiroz (MDB) fez uso de trechos do artigo de Elviro, sem qualquer citação da autoria original.

Caso concretizada alteração, a Uern passaria por outra mudança de nome. Já foi chamada de Universidade Regional e na gestão do reitor José Walter da Fonseca, passou para a denominação que todos nós conhecemos hoje. A última mudança foi motivada pela expansão da instituição em vários campi, saindo de Mossoró e alcançando diversas regiões do Estado, inclusive a capital.

A relação de Raimundo Soares com a Uern está na criação da universidade, segundo relatos de Elviro. Embora chamado de “doutor”, que no âmbito universitário é o grau acadêmico mais importante, não há registro de que detinha tal nível de escolaridade. Neste caso, o “doutor” é tratamento recorrente para profissionais de saúde e do Direito com doutorado ou não. Mas, tratando-se de universidade, o critério deveria ser outro.

Elviro explica que a gestação das duas instituições de ensino superior de Mossoró partiram da mão de Raimundo Soares enquanto foi prefeito e no período coincidente de Elviro como vereador. Isso foi na década de 60. Para tanto, o economista lembrou os momentos em que ambos dialogavam na prefeitura “para trocar ideias de sua administração, por exemplo quando criou  duas Universidades, a Regional, hoje UERN, e a ESAM, hoje UFERSA, esta última sendo de imediato federalizada, como faculdade isolada,  graças aos ingentes esforços do então Presidente do INDA, ex-Senador  Dix-huit Rosado”

O deputado estadual Nélter Queiroz, que está propondo mudar o nome da Uern

Apesar de parecer, o projeto de lei de Nélter Queiroz não foi sugestão de Elviro, mas do padre João Medeiros. Ele é membro do Conselho Estadual de Educação e que já ocupou o cargo de Presidente da Câmara de Educação Superior. O projeto ainda traz rápida justificativa baseada na fundação da Uern pelo Raimundo Soares, o que, para o deputado Nélter Queiroz, é suficiente para mudar o nome da instituição para Universidade Estadual Doutor Raimundo Soares. Não foi especificada como ficaria a sigla caso a mudança seja aprovada.

“A propositura tem o escopo de prestar as devidas homenagens a Raimundo Soares, no ano de seu centenário, e cujo papel de fundador da então UERN, foi de fundamental importância para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”. Agora, cabe aos colegas a decisão se vão aderir à nova denominação da universidade.