Educação

Alunos da Rede Municipal apresentam projetos em feira de ciências nacional

Alunos das escolas Ronald Pinheiro Neo Júnior e Vereador José Bernardo (zona rural) participaram do evento, que este ano acontece em formato virtual devido à pandemia da Covid-19.

Iniciada no dia 14 de março, com programação que segue até o próximo dia 26, a 20ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) contou, na semana passada, com a apresentação de dois projetos oriundos da Rede Municipal de Ensino de Mossoró. Alunos das escolas Ronald Pinheiro Neo Júnior e Vereador José Bernardo (zona rural) participaram do evento, que este ano acontece em formato virtual devido à pandemia da Covid-19.

Os estudantes foram classificados após participação na IV Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME), realizada no final do ano passado. Os projetos credenciados para a Febrace foram “Gerador de Energia”, dos alunos Andreilson Filho, Rickson José e Pedro Gabriel, da Escola Municipal Vereador José Bernardo, e “Intolerância na internet: o discurso de ódio no meio virtual”, idealizado pelas estudantes Camily Queiroz e Ana Júlia Duarte, da Escola Ronald Pinheiro Neo Júnior.

“Foi uma experiência excelente, pois adquirimos mais conhecimentos, que, com certeza, servirão para alcançarmos novos horizontes. Os avaliadores disseram que acharam muito bem elaborado o projeto e bem pensado e gostaram muito da apresentação oral. Ficaram surpresos porque somos do 9° ano do Ensino Fundamental e de uma escola de zona rural”, destacou o estudante Andreilson Filho.

O projeto “Gerador de Energia” tem como objetivo oferecer uma alternativa de geração de energia limpa, através de uma bicicleta e um alternador. “A ideia é que o projeto seja utilizado, seja viável, porque permite a geração de energia limpa, para ligar qualquer objeto da casa, transformando energia de 12v em 220v, com a possibilidade de ligar geladeira, televisão, por exemplo. A intenção é também ajudar a comunidade, utilizando essa fonte de energia para reduzir custos no consumo de eletricidade no acionamento, por exemplo, das bombas d’água da comunidade”, complementa Andreilson Lima.

Para o professor Adeilson Mendes, orientador do projeto, a apresentação na Febrace é um momento ímpar. “Esse momento foi, e ainda está sendo, muito valioso para a nossa escola e, principalmente, para os nossos alunos. Eles fizeram uma excelente apresentação. A banca de avaliadores elogiou bastante a coragem e o trabalho dos meninos. Os alunos ficaram muito entusiasmados, não apenas os que participaram do projeto. Esse resultado acabou incentivando outros estudantes, que já estão bem animados para começar a preparação para a Fecirme deste ano”, disse.

A estudante Camily Queiroz (Allan Pablo/Secom)

A estudante Camily Queiroz também comemora a classificação para a Febrece e destaca a importância do tema do seu projeto, desenvolvido ao lado da aluna Ana Júlia. “Escolhemos o tema ‘Intolerância na internet: o discurso de ódio no meio virtual’, um assunto bastante relevante nos dias atuais, principalmente em virtude da pandemia, quando o uso do celular passou a ser ainda mais massivo, fazendo com que o desrespeito ao outro no ambiente virtual também crescesse. Precisamos falar sobre isso”, pontua a discente, complementando:

“Não imaginava que o projeto pudesse chegar tão longe. Eu até pensava que iria alcançar uma premiação municipal, algo na Feira do Semiárido, mas superou muito as minhas expectativas, porque uma feira de nível nacional é algo muito grande, que eu não imaginava alcançar, mas aqui estou. O projeto trouxe muito aprendizado para nós. É muito importante participarmos dessas oportunidades que a escola e o município nos dão”, comentou.

O projeto “Intolerância na Internet” foi orientado pelo professor Higo Thayrone. “Foi um momento muito bom de novas aprendizagens e conhecimentos, em que tivemos a oportunidade de conhecer diferentes projetos de todo o país e sermos avaliados por professores que nos deram muitas orientações”, afirmou o docente da Rede Municipal de Ensino.

O professor Higo Thayrone (Allan Phablo (Secom/PMM)

CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A apresentação dos alunos na Febrace reforça a importância do incentivo ao conhecimento científico na Educação Básica, por meio da Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino, evento que contou com o desenvolvimento e exposição de mais de 60 projetos idealizados por alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, em um trabalho integrado e alinhado com professores orientadores, diretores, supervisores e equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Pela primeira vez, a Rede Municipal de Ensino realizou uma feira de ciências no formato virtual. O resultado alcançado pelos alunos comprova o acerto da SME em desenvolver a programação, mesmo em uma versão não presencial, em 2021.

“A participação dos alunos da Rede Municipal de Ensino na Febrace 2022 é resultado de um trabalho pautado no ensino pela pesquisa enquanto estratégia didática. É o momento de socialização das pesquisas desenvolvidas por nossos alunos e professores com pesquisadores de todo o país. Ver nossos alunos do Ensino Fundamental trabalhando a metodologia científica e contribuindo com a produção científica em um evento nacional é muito gratificante”, pontuou Alexandre Andrade, coordenador do Ensino Fundamental Anos Finais na SME.

A secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar, lembra que o sucesso dos alunos na Fecirme e também na Febrace é reflexo de um trabalho construído ao longo de todo o ano de 2021 na Rede Municipal. “O mais interessante desse processo é exatamente o fato de os trabalhos serem resultado das práticas pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo de 2021, um ano com aulas ainda remotas. Para nós, enquanto Secretaria de Educação, é gratificante constatar o sucesso dos nossos estudantes em eventos científicos tão importantes, como a Febrace”, finalizou.